Há diferenças entre homens e mulheres em relação aos resultados a curto e longo prazo na oclusão do apêndice atrial esquerdo?

A oclusão do apêndice atrial esquerdo (LAAD) emergiu como uma importante estratégia para a prevenção do AVC em pacientes com fibrilação atrial (FA) não valvar. 

cierre de orejuela de aurícula izquierda

Os registros de LAAO realizados até a data refletem que as mulheres apresentam duas vezes mais riscos de eventos maiores, maior taxa de complicações intra-hospitalares e readmissão hospitalar em 30 dias em comparação com os homens. Não contamos, no entanto, com resultados de longo prazo segundo o sexo. 

O objetivo deste estudo foi realizar uma análise post hoc do estudo randomizado AMULET IDE para examinar a diferença a curto e longo prazo dos resultados de LAAO entre homens e mulheres. 

Os seguintes foram os resultados avaliados: complicações intra-hospitalares, regurgitação peridispositivo em 45 dias, trombo relacionado com o dispositivo em 18 meses e, a longo prazo, morte, tromboembolismo e sangramento. 

De um total de 1833 pacientes, 917 foram submetidos a implante de Amulet e 916 de Watchman. 40% do total da população estava composta por mulheres.

Leia também: A oclusão do apêndice atrial esquerdo é uma opção válida.

Ao analisar as características demográficas, os homens eram mais jovens, tinham maior taxa de FA permanente e persistente e de antecedentes de procedimentos cardiovasculares e cerebrovasculares. Além disso, apresentavam menor fração de ejeção e tinham mais antecedentes de IAM, diabete, doença vascular e insuficiência cardíaca. 

O sucesso do procedimento foi de aproximadamente 97%, sem diferenças entre os dois sexos. A taxa de eventos intra-hospitalares foi mais elevada no grupo das mulheres (4,4% vs. 1,9%; p < 0,01), impulsionada por sangramento maior (3,7% vs. 1,0%; p < 0,01), e derrame pericárdico com necessidade de intervenção (2,0% vs. 0,5%; p < 0,01). 

A taxa de regurgitação e trombo relacionados com o dispositivo foi similar entre homens e mulheres (18,3% vs. 18,9% [p = 0,78] e 3,3% vs. 5,0% [p = 0,10], respectivamente).

Leia também: TCT 2022 | AMULET IDE: Eventos em 3 anos com o dispositivo de oclusão do apêndice atrial esquerdo AMULET.

Ao analisar os resultados de longo prazo não houve diferenças entre os dois sexos no que se refere à taxa de AVC ou embolia sistêmica, acidente isquêmico transitório (AIT), AVC hemorrágico, sangramento maior, morte cardiovascular e morte por todas as causas. 

Conclusão

Os resultados a longo prazo dos pacientes que são submetidos a LAAO são similares entre homens e mulheres apesar da maior taxa de complicações intra-hospitalares observada nas mulheres devido à maior taxa de sangramento maior e derrame pericárdico que requerem intervenção. 

Dr. Andrés Rodríguez

Dr. Andrés Rodríguez.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org.

Título Original: Sex Differences in Safety and Effectiveness of Left Atrial Appendage Occlusion Insights From the Amulet IDE Trial.

Referência: Mohamad Alkhouli, MD et al J Am Coll Cardiol Intv 2022.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Mais artigos deste autor

Desafios contemporâneos na oclusão do apêndice atrial esquerdo: enfoque atualizado sobre a embolização do dispositivo

Embora a oclusão percutânea do apêndice atrial esquerdo seja, em geral, um procedimento seguro, a embolização do dispositivo – com uma incidência global de...

Remodelamento cardíaco após a oclusão percutânea da CIA: imediato ou progressivo?

A comunicação interatrial (CIA) é uma cardiopatia congênita frequente que gera um shunt esquerda-direita, com sobrecarga de cavidades direitas e risco de hipertensão pulmonar...

É realmente necessário monitorar todos os pacientes após o TAVI?

Os distúrbios de condução (DC) posteriores ao implante percutâneo da valva aórtica (TAVI) constituem uma complicação frequente e podem incidir na necessidade de um...

Valvoplastia aórtica radial: vale a pena ser minimalista?

A valvoplastia aórtica com balão (BAV) foi historicamente empregada como estratégia de “ponte”, ferramenta de avaliação ou inclusive tratamento paliativo em pacientes com estenose...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Relacionados

Congressos SOLACIspot_img

Artigos Recentes

COILSEAL: Utilização de coils na angioplastia coronariana: uma ferramenta de valor nas complicações?

A utilização de coils como ferramenta de oclusão vascular tem experimentado uma expansão progressiva, partindo de seu uso tradicional em neurorradiologia até incorporar-se ao...

Tratamento da reestenose intrastent em vasos pequenos com balões recobertos de paclitaxel

A doença arterial coronariana (DAC) em vasos epicárdicos de menor calibre se apresenta em 30% a 67% dos pacientes submetidos a intervenção coronariana percutânea...

Desafios contemporâneos na oclusão do apêndice atrial esquerdo: enfoque atualizado sobre a embolização do dispositivo

Embora a oclusão percutânea do apêndice atrial esquerdo seja, em geral, um procedimento seguro, a embolização do dispositivo – com uma incidência global de...