Há diferenças entre homens e mulheres em relação aos resultados a curto e longo prazo na oclusão do apêndice atrial esquerdo?

A oclusão do apêndice atrial esquerdo (LAAD) emergiu como uma importante estratégia para a prevenção do AVC em pacientes com fibrilação atrial (FA) não valvar. 

cierre de orejuela de aurícula izquierda

Os registros de LAAO realizados até a data refletem que as mulheres apresentam duas vezes mais riscos de eventos maiores, maior taxa de complicações intra-hospitalares e readmissão hospitalar em 30 dias em comparação com os homens. Não contamos, no entanto, com resultados de longo prazo segundo o sexo. 

O objetivo deste estudo foi realizar uma análise post hoc do estudo randomizado AMULET IDE para examinar a diferença a curto e longo prazo dos resultados de LAAO entre homens e mulheres. 

Os seguintes foram os resultados avaliados: complicações intra-hospitalares, regurgitação peridispositivo em 45 dias, trombo relacionado com o dispositivo em 18 meses e, a longo prazo, morte, tromboembolismo e sangramento. 

De um total de 1833 pacientes, 917 foram submetidos a implante de Amulet e 916 de Watchman. 40% do total da população estava composta por mulheres.

Leia também: A oclusão do apêndice atrial esquerdo é uma opção válida.

Ao analisar as características demográficas, os homens eram mais jovens, tinham maior taxa de FA permanente e persistente e de antecedentes de procedimentos cardiovasculares e cerebrovasculares. Além disso, apresentavam menor fração de ejeção e tinham mais antecedentes de IAM, diabete, doença vascular e insuficiência cardíaca. 

O sucesso do procedimento foi de aproximadamente 97%, sem diferenças entre os dois sexos. A taxa de eventos intra-hospitalares foi mais elevada no grupo das mulheres (4,4% vs. 1,9%; p < 0,01), impulsionada por sangramento maior (3,7% vs. 1,0%; p < 0,01), e derrame pericárdico com necessidade de intervenção (2,0% vs. 0,5%; p < 0,01). 

A taxa de regurgitação e trombo relacionados com o dispositivo foi similar entre homens e mulheres (18,3% vs. 18,9% [p = 0,78] e 3,3% vs. 5,0% [p = 0,10], respectivamente).

Leia também: TCT 2022 | AMULET IDE: Eventos em 3 anos com o dispositivo de oclusão do apêndice atrial esquerdo AMULET.

Ao analisar os resultados de longo prazo não houve diferenças entre os dois sexos no que se refere à taxa de AVC ou embolia sistêmica, acidente isquêmico transitório (AIT), AVC hemorrágico, sangramento maior, morte cardiovascular e morte por todas as causas. 

Conclusão

Os resultados a longo prazo dos pacientes que são submetidos a LAAO são similares entre homens e mulheres apesar da maior taxa de complicações intra-hospitalares observada nas mulheres devido à maior taxa de sangramento maior e derrame pericárdico que requerem intervenção. 

Dr. Andrés Rodríguez

Dr. Andrés Rodríguez.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org.

Título Original: Sex Differences in Safety and Effectiveness of Left Atrial Appendage Occlusion Insights From the Amulet IDE Trial.

Referência: Mohamad Alkhouli, MD et al J Am Coll Cardiol Intv 2022.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Mais artigos deste autor

Remodelamento cardíaco após a oclusão percutânea da CIA: imediato ou progressivo?

A comunicação interatrial (CIA) é uma cardiopatia congênita frequente que gera um shunt esquerda-direita, com sobrecarga de cavidades direitas e risco de hipertensão pulmonar...

É realmente necessário monitorar todos os pacientes após o TAVI?

Os distúrbios de condução (DC) posteriores ao implante percutâneo da valva aórtica (TAVI) constituem uma complicação frequente e podem incidir na necessidade de um...

Valvoplastia aórtica radial: vale a pena ser minimalista?

A valvoplastia aórtica com balão (BAV) foi historicamente empregada como estratégia de “ponte”, ferramenta de avaliação ou inclusive tratamento paliativo em pacientes com estenose...

Fibrilação atrial após oclusão percutânea do forame oval patente: estudo de coorte com monitoramento cardíaco implantável contínuo

A fibrilação atrial (FA) é uma complicação bem conhecida após a oclusão do forame oval patente (FOP), com incidência relatada de até 30% durante...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Relacionados

Congressos SOLACIspot_img

Artigos Recentes

Assista novamente: Embolia Pulmonar em 2025 — Estratificação de Risco e Novas Abordagens Terapêuticas

Já está disponível para assistir o nosso webinar “Embolia Pulmonar em 2025: Estratificação de Risco e Novas Abordagens Terapêuticas”, realizado no dia 25 de...

Um novo paradigma na estenose carotídea assintomática? Resultados unificados do ensaio CREST-2

A estenose carotídea severa assintomática continua sendo um tema de debate diante da otimização do tratamento médico intensivo (TMO) e a disponibilidade de técnicas...

Remodelamento cardíaco após a oclusão percutânea da CIA: imediato ou progressivo?

A comunicação interatrial (CIA) é uma cardiopatia congênita frequente que gera um shunt esquerda-direita, com sobrecarga de cavidades direitas e risco de hipertensão pulmonar...