ACC 2021 | ATLANTIS: Apixabana pós-TAVI vs. tratamento padrão

Segundo o estudo randomizado ATLANTIS, apresentado hoje no congresso do ACC 2021, acrescentar apixabana ao tratamento dos pacientes submetidos a implante percutâneo da valva aórtica (TAVI) não foi superior ao tratamento antitrombótico padrão.

ACC 2021 | ATLANTIS: Apixaban post TAVI vs tratamiento estándar

Levando em consideração a fácil indicação e seu perfil de segurança, poderia ser uma opção aos antagonistas da vitamina K para os pacientes com indicação de anticoagulação (por exemplo, fibrilação atrial). Contudo, o fármaco não parece somar benefício à população geral submetida a TAVI. 

Este trabalho nos traz resultados que vão na mesma linha do estudo GALILEO, com rivaroxabana. Nenhum dos dois medicamentos apresenta vantagens claras, embora tampouco tenham problemas de segurança em termos de sangramentos. 

Por enquanto a antiagregação plaquetária simples deveria ser a terapia padrão pós-TAVI para os pacientes sem outra indicação para dupla antiagregação ou para anticoagulação. 

O estudo ATLANTIS incluiu 1510 pacientes submetidos a TAVI e que foram estratificados de acordo com a indicação de anticoagulação ou não. 

Este trabalho randomizou a apixabana 5 mg duas vezes por dia vs. tratamento padrão (antagonistas da vitamina K) para os pacientes com indicação de anticoagulação e a apixabana 5 mg duas vezes por dia vs. tratamento padrão (antiagregação plaquetária) para aqueles sem indicação para anticoagulação. 


Leia também: ACC 2021 | ADAPTABLE: Baixas doses de aspirina são igualmente efetivas com a vantagem de um baixo risco de sangramento.


O desfecho primário combinado de morte, AVC, embolia sistêmica, trombose intracardíaca ou da prótese, trombose venosa profunda, embolia pulmonar ou sangramento maior em 1 ano de seguimento foi similar entre a apixabana e ambos os braços de tratamento padrão. 

Foram observados mais casos de trombose da prótese no braço de tratamento padrão comparado com apixabana (1,1% vs. 4,7%; HR 0,23; IC 95% 0,11 a 0,50). Isso é especialmente válido para os pacientes sem indicação de anticoagulação. 

A segurança foi boa e comparável entre os braços com uma taxa de 8,5% de sangramento maior, incapacitante ou que comprometa a vida. 

Título original: Oral anti-Xa anticoagulation after trans-aortic valve implantation for aortic stenosis: the randomized ATLANTIS trial.

Referência: Collet J-P et al. Presentado en el congreso de la ACC 2021.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Mais artigos deste autor

É seguro usar fármacos cronotrópicos negativos de forma precoce após o TAVI?

O TAVI está associado a uma incidência relevante de distúrbios do sistema de condução e ao desenvolvimento de bloqueios atrioventriculares que podem requerer o...

Tratamento antiplaquetário dual em pacientes diabéticos com IAM: estratégia de desescalada

A diabetes mellitus (DM) é uma comorbidade frequente em pacientes hospitalizados por síndrome coronariana aguda (SCA), cuja prevalência aumentou na última década e se...

AHA 2025 | DAPT-MVD: DAPT estendido vs. aspirina em monoterapia após PCI em doença multivaso

Em pacientes com doença coronariana multivaso que se mantêm estáveis 12 meses depois de uma intervenção coronariana percutânea (PCI) com stent eluidor de fármacos...

AHA 2025 | TUXEDO-2: manejo antiagregante pós-PCI em pacientes diabéticos multivaso — ticagrelor ou prasugrel?

A escolha do inibidor P2Y12 ótimo em pacientes diabéticos com doença multivaso submetidos a intervenção coronariana percutânea (PCI) se impõe como um desafio clínico...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Relacionados

Congressos SOLACIspot_img

Artigos Recentes

Revascularização híbrida vs. convencional em doença do tronco da coronária esquerda

A doença significativa do tronco da coronária esquerda (TCE) continua representando um desafio terapêutico, particularmente em pacientes com doença multivaso complexa e escores de...

Aperfeiçoamento Técnico em Hemodinâmica e Cardioangiologia Intervencionista 2026 | SOLACI-CACI

A Capacitação Técnica em Hemodinâmica e Cardioangiologia Intervencionista SOLACI–CACI é um programa acadêmico voltado à formação inicial e à atualização profissional de profissionais não...

Webinar Técnicos SOLACI – Fatores de Risco Cardiovascular na Mulher

A doença cardiovascular continua sendo a principal causa de morte em mulheres. Será que conhecemos realmente seus fatores de risco e sinais de alerta? 📢...