O TAVI consolidou-se como o tratamento predominante para a estenose aórtica grave. O estudo DOUBLE-CHOICE analisou dois aspectos-chave: a estratégia anestésica e o tipo de válvula autoexpansível.

Foi desenhado como um ensaio 2×2, incluindo aproximadamente 800 pacientes sintomáticos candidatos a TAVI. Em um braço, comparou-se uma abordagem minimalista (anestesia local sem sedação e instrumentação mínima) versus a padrão (sedação consciente e eventual acesso venoso central). No outro braço, foram avaliadas as válvulas autoexpansíveis ACURATE neo2 em comparação à Evolut.
Os resultados mostraram que a estratégia minimalista não foi inferior à abordagem padrão no desfecho composto de morte, complicações vasculares/hemorrágicas, infecções e eventos neurológicos em 30 dias.
Em relação às válvulas, a ACURATE neo2 foi não inferior à Evolut no desfecho primário (morte, AVC, regurgitação valvar moderada/grave ou necessidade de marcapasso), com uma taxa significativamente menor de implante de marcapasso. Embora a ACURATE neo2 tenha sido recentemente retirada do mercado, os pesquisadores destacaram que seu design pode orientar o desenvolvimento de novas gerações de próteses.
Apresentado por Mohamed Abdel-Wahab em Major Late Breaking Trials, ESC 2025, Madri, Espanha.
Subscreva-se a nossa newsletter semanal
Receba resumos com os últimos artigos científicos





