BIC 8: Copeptina associada a troponina pode descartar um infarto agudo de miocárdio na sala de emergências.

A dor torácica aguda é responsável por mais de 11% das consultas a um serviço de pronto socorro. Só 10% de todos estes pacientes que consultam realmente apresentam um infarto agudo de miocárdio. O protocolo habitual para tratar estes pacientes inclui eletrocardiograma seriado, dosagem de  biomarcadores e um tempo de observação de 6 a 12 horas. Isto sobrecarrega os serviços de emergência e impacta a qualidade do atendimento.

A Copeptina é um marcador de estresse hemodinâmico que aumenta imediatamente após um infarto. Uma combinação de troponina e Copeptina têm demonstrado um valor preditivo negativo de 99% para infarto em estudos observacionais.

Este trabalho randomizou 902 pacientes com suspeita de síndrome coronária aguda e troponina inicialmente negativa. Um grupo recebeu o protocolo padrão de atenção, o outro grupo recebeu  Copeptina que se resultava negativa os pacientes recebiam alta. No caso de ser positiva o paciente recebia o processo normal de atenção.

O objetivo primário foi um combinado de morte de todas as causas, sobrevivente de morte súbita, infarto, rehospitalização, intervenção coronária não planejada, cirurgia de revascularização miocárdica e arritmias graves a 30 dias.

Não foram observadas diferenças entre o critério de avaliação primário (5.46% vs 5.5%) entre os pacientes com Copeptina positiva e negativa. Um 66% dos pacientes com Copeptina negativa receberam alta imediatamente vs 12% dos pacientes no protocolo padrão (p<0.001).

 Conclusão:

 

A alta precoce em pacientes com suspeita de síndrome coronária aguda foi segura quando a Troponina e a Copeptina resultaram negativas. Não foi observada maior incidência de eventos nos pacientes com Copeptina negativa e alta precoce.

Martin Möckel
2013-09-03

Título original: Biomarkers in Cardiology-8 Study (BIC 8)

*

Top