RIBS IV: balão farmacológico vs stent eluidor de everolimus em reestenose intrastent

Este trabalho prospectivo, multicêntrico e randomizado comparou o balão eluidor de paclitaxel vs o stent eluidor de everolimus para tratar pacientes com reestenose intrastent de um stent farmacológico.

Foram incluídos 309 pacientes no total (154 receberam o balão farmacológico e 155 receberam o stent eluidor de everolimus). Não houve diferenças quanto às características de ambos grupos.

A um ano a taxa de morte cardíaca, infarto de miocárdio e revascularização do vaso alvo foi de 10% para o stent eluidor de everolimus e 18% para o balão farmacológico (p=0.008). A necessidade de revascularização do vaso alvo foi de 4 vs 13% respectivamente (p=0.008).

Conclusão

O stent eluidor de everolimus apresentou melhores resultados angiográficos e clínicos que o balão farmacológico para tratar pacientes com reestenose de um stent farmacológico.

Descargar (PDF, Unknown)

Fernando Alfonso
2014-09-15

Título original: A Prospective, Randomized Trial of Paclitaxel-Eluting Balloons Versus Everolimus-Eluting Stents in Patients with Coronary In-Stent Restenosis of Drug-Eluting Stents.

*

Top