01- Injuria miocárdica por COVID-19 inclusive em jovens e com sintomas leves
A maioria dos pacientes jovens que não requereram hospitalização pela infecção por SARS-CoV-2 mostraram ressonâncias anormais independentemente dos meses do diagnóstico.
Leia mais AQUI
02- Rápida diminuição dos anticorpos nos doentes com manifestação leve de COVID-19
Uma rápida diminuição na titulação de anticorpos anti-SARS-CoV-2 em doentes leves faz soar os alarmes sobre a proteção destes contra o novo vírus.
Leia mais AQUI
03- A reoperação valvar pode se transformar em coisa do passado?
Os pacientes com próteses biológicas disfuncionais têm melhores resultados com o TAVI do que com a reoperação sem levar em consideração o risco cirúrgico. Os resultados deste trabalho poderiam inclusive levar a uma reformulação da idade de corte para considerar uma prótese mecânica vs. uma biológica na primeira cirurgia.
Leia mais AQUI
04- TEP em COVID-19: fatores de risco diferentes dos clássicos?
Os fatores de risco para tromboembolismo pulmonar (TEP) em pacientes com COVID-19 são diferentes dos fatores clássicos que conhecemos.
Leia mais AQUI
05- Infartos, AVC e síndromes aórticas: todas as emergências à sombra da pandemia
A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus levou a uma diminuição das consultas hospitalares relacionadas às doenças cardiológicas e neurológicas mais urgentes, como infartos, AVC ou dissecções aórticas. Estas emergências são tratadas em centros de alta complexidade, motivo pelo qual é relativamente fácil analisar a quantidade de traslados antes e durante a pandemia.
Leia mais AQUI
06- A perspectiva de longo prazo muda a forma de revascularizar uma síndrome coronariana aguda
Os resultados a longo prazo respaldam a revascularização completa em pacientes que foram admitidos cursando uma síndrome coronariana aguda com múltiplos vasos.
Leia mais AQUI
07- Espaço do Fellow | 1° Caso Clínico: Nem tudo que brilha é ouro
A seguir, apresentamos o primeiro caso clínico da seção O Espaço do Fellow, destinado aos Fellows da América Latina que queiram aprender e continuar se atualizando em Cardiologia Intervencionista.
Leia mais AQUI
08- Quando e como a dexametasona poderia ser útil na infecção por Covid-19?
Surgiram mais detalhes do braço de pacientes com COVID-19 que receberam dexametasona incluídos no estudo RECOVERY.
Leia mais AQUI
09- Arritmias injustamente atribuídas ao TAVI?
Um monitoramento eletrocardiográfico contínuo e prévio ao implante percutâneo da valva aórtica (TAVI) pôde identificar eventos arrítmicos em quase a metade dos pacientes analisados neste estudo (que será publicado nos próximos dias no JACC Interventions). Dentre eles, um quarto requereu medidas terapêuticas urgentes prévias ao procedimento.
Leia mais AQUI
10- Boa evolução do Valve in Valve a longo prazo
Nas últimas décadas tem havido uma utilização significativa das biopróteses em posição aórtica devido aos benefícios que apresentaram em comparação com as válvulas mecânicas. Contudo, no seguimento de longo prazo as biopróteses apresentam degeneração em sua estrutura (SVD). É aí que, pelo risco que implica uma segunda cirurgia em TAVI, a técnica de V-in-V começou a ser utilizada com cada vez maior frequência, mas não sabemos qual é sua evolução a longo prazo.
Leia mais AQUI
Receba resumos com os últimos artigos científicosSubscreva-se a nossa newsletter semanal
Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.