ABSORB China: Constatação de não inferioridade em estudo prospectivo randomizado de scaffold bioabsorvível com eluição de everolimus versus stent metálico eluido em everolimus em pacientes com doença arterial coronária

Fundamentos: O stent bioabsorvível com eluição de everolimus (BVS) foi projetado para atingir resultados comparáveis ​​aos stents metálicos com eluição de drogas (DES) em 1 ano, com melhores resultados a longo prazo. Ainda não foi estabelecido se os resultados clínicos e angiográficos em 1 ano do BVS são não-inferiores aos resultados atuais dos DES .

Objetivos: Buscou-se avaliar a eficácia angiográfica, a segurança e a eficácia clínica do BVS em um estudo randomizado projetado para permitir a aprovação do BVS na China

Métodos: Os pacientes elegíveis com 1 ou 2 lesões coronarianas “de novo” foram randomizados para receber BVS ou stents de cobalto-cromo com eluição de everolimus (CoCr-EES) na proporção 1: 1, estratificada por diabetes tipo 2 e para o número de lesões tratadas. O acompanhamento clínico e angiográfico em 1 ano foi planejado para todos os pacientes. O desfecho primário foi a perda angiográfica luminal tardia intra-stent (LLL), com poder estatístico para não inferioridade com uma margem de 0,15 mm.

Resultados: Um total de 480 pacientes foram randomizados (241 BVS vs. 239 CoCr-EES) em 24 locais. O sucesso clínico imediato do dispositivo (98,0% vs 99,6%, p = 0,22) e o sucesso do procedimento (97,5% e 98,3%, p = 0,75) foram comparáveis ​​nos pacientes tratados com BVS e CoCr-EES, respectivamente. O objetivo primário do LLL intra-stent em 1 ano foi de 0,19 ± 0,38 mm para BVS vs. 0,13 ± 0,37 mm para CoCr-EES, o limite de confiança superior de 97,5% foi de 0,14 mm, alcançando a não-inferioridade do BVS em comparação com o CoCr-EES (p para não-inferioridade = 0,01). O BVS e o CoCr-EES também apresentaram taxas semelhantes em 1 ano de falha de lesão- alvo (morte cardíaca, infarto do miocárdio do vaso-alvo, ou revascularização da lesão alvo conduzida por isquemia; 3,4% vs. 4,2%, respectivamente, P = 0,62) e trombose definitiva / provável do stent (0,4% vs. 0,0%, respectivamente, p = 1,0).

Conclusões: No presente estudo multicêntrico randomizado, o BVS não foi inferior ao CoCr-EES para o desfecho primário de LLL no segmento de 1 ano.

Comentário: O estudo ABSORB CHINA mostra o resultado de 1 ano com o stent bioabsorvível ABSORB da Abbott, em comparação com o stent XIENCE V da mesma empresa. Foi fonte de discussão após a apresentação o fato de em 65% dos casos ter sido realizada pós-dilatação. Outro ponto de discussão foi a ausência do uso de métodos de imagem.

Run-Lin Gao

*

Top