9 de junho de 2016

Rio de Janeiro – 9 de junho de 2016.

Mais um grande dia no Congresso Solaci/SBHCI 2016.

solaci-sbhciNo início da manhã, na sala Cristo Redentor, ocorreu a sessão TCT/GI2@SOLACI – Percutaneous coronary intervention, onde o Dr. Ajay Kirtane – EUA discorreu sobre a angioplastia contemporânea. Em seguida a Dra. Roxana Mehran – EUA fez uma excelente apresentação sobre a evolução dos stents e destacou que o primeiro implante, em humano, do stent Cypher ocorreu  no Brasil. Ela também mostrou os problemas ainda a serem resolvidos e os novos devices em desenvolvimento.

Em seguida Dr Alexandre Abizaid, abordou as novas plataformas bioabsorvíveis, começou citando os benefícios de um suporte vascular temporário e ressaltou que dos 20 trials em curso no mundo , 4 arrolam pacientes em sua instituição. Descreveu de maneira breve, mas objetiva os estudos: Absorb III, DESolve. Fantom e Dreams. Evidenciou a necessidade do treinamento adequado para o implante de um BVS, bem como o cuidado em selecionar as lesões mais cabíveis ao dispositivo.

Ocorreu também uma produtiva transmissão de dois casos ao vivo da Columbia University Medical Center – New York: O primeiro um caso de oclusão crônica de artéria descendente anterior tratado por via retrógada por colaterais septais da coronária direita. O segundo, um implante do dispositivo Watchman (Boston Scientific) em paciente com alto risco de sangramento e fibrilação atrial paroxística.

pa
Durante a tarde os destaques foram as sessões:

SCAI@SOLACI: Adjunct pharmacology in the invasive approach of acute coronary syndromes, presidida por Roxana Mehran – USA, Oscar Mendiz – ARG, com palestras de Marcelo José de Carvalho Cantarelli, Eric R. Bates – USA, Neal Kleiman – USA, Ajay Kirtane – USA, na qual houve participação ativa da plateia, o que tornou a sessão ainda mais proveitosa.

Foram apresentados inúmeros estudos sobre qual o melhor momento para iniciar, qual a dose, por quanto tempo manter e como realizar a dupla antiagregação plaquetária e a anticoagulação no cenário de síndrome coronariana aguda.

drs

 

INNOVATION IN STRUCTURAL CARDIAC INTERVENTIONS: WHAT ARE THE NEXT STEPS?Co-presidida pelo Dr. José Eduardo Moraes Rego de Sousa, Brasil e Dr José Luis Leiva Pons, México e que incluiu exposições do Dr Martin Leon – EUA, Dr. Anibal Augustin Dalmonte – Argetina e Dr Luiz Antonio Ferreira Carvalho – Brasil.
Os espectadores puderam aproveitar discussões envolvendo a evolução dos dispositivos de TAVI, fechamento de apêndice atrial e intervenções na valva mitral.

 

 

 

Ao final do dia, conhecemos os trabalhos ganhadores nas categorias:
Sessão oral Congênitos:
Dra. Natalia de Freitas Jatene – “Viabilidade, segurança e eficácia da dilatação com cateter-balão das bandagens pulmonares após procedimento híbrido para síndrome da hipoplasia do coração esquerdo e variantes.”

Melhor Tema Livre:

Dr. Dimytri A. Siqueira – “Mid-term to late clinical and echocardiographic outcomes after TAVI: insights into structural valve dysfunction.”
Os vencedores ganharam um pacote de viagem para participação no congresso SOLACI 2017, que acontecerá em Buenos Aires.

*

Top