CENTURY: resultados clínicos do novo stent eluidor de sirolimus e polímero degradável

Este novo stent é uma plataforma de cromo cobalto de baixo perfil (80 µm) eluidor de sirolimus e com polímero de rápida reabsorção (3 meses). Teoricamente apresenta menor risco de inflamação do vaso devido à cinética de liberação do fármaco e a degradação do polímero. O objetivo deste trabalho foi testar a segurança e eficácia do novo dispositivo.

O estudo comparou o novo dispositivo com um controle histórico de pacientes que receberam stent convencional avaliando, além disso, os parâmetros angiográficos, por IVUS e por OCT em 6 meses. O objetivo primário do estudo foi a perda tardia de lúmen em 6 meses e os objetivos secundários a morte, o infarto e a trombose do stent. Incluíram-se 105 pacientes que receberam o novo dispositivo, que foram comparados com 282 controles históricos que receberam BMS. A reestenose angiográfica foi de 0.9% vs 17% (p<0.0001) com uma perda tardia de lúmen 0.0 ± 0.37 mm vs 0.5 ± 0.43 mm (p<0.0001). Não se observaram diferenças em eventos clínicos maiores ou trombose do stent. 

Conclusão: este novo dispositivo mostrou uma eficácia superior em relação a um controle histórico com stent convencional, com uma redução do risco relativo de reestenose do 95%. 

Comentário editorial: uma perda de lúmen tardia tão baixa pode corresponder eventualmente a estruturas mal posicionadas com o conseguinte risco de trombose.

Descargar (PDF, Unknown)

Emanuele Barbato, MD.
2013-05-22

Título original: Clinical evaluation of new drug-eluting coronary stent system in the treatment of patients with coronary artery disease.The CENTURY Study.

*

Top