XIMA: Estudo prospectivo randomizado que compara o implante de stent liberador de everolimus com o implante de stent convencional em octogenários

Fundamentos: os pacientes octogenários representam uma população que cresce cada vez mais. Além disso, este grupo etário apresenta uma maior proporção de comorbilidades com doença coronariana mais extensa e complexa. No entanto, frequentemente foram excluídos dos grandes estudos, cuja média de idade é geralmente de 60 anos. Apesar de possuir uma anatomia coronariana mais complexa, se desconhece o papel dos stents medicamentosos (DES) nesse grupo etário devido ao elevado risco de hemorragia caso receba uma terapia prolongada de dupla antiagregação.

Métodos y Resultados: Estudo realizado em centros da Espanha e do Reino Unido, em pacientes com idade maior ou igual a 80 anos, com angina estável ou síndrome coronariana aguda com necessidade de angioplastia com implante de stent em uma das seguintes situações: lesões em tronco coronariano esquerdo, lesões com ≥ 15 mm de comprimento, em vasos com diâmetro ≤ 3 mm ou lesões com maior risco de reestenose (oclusões totais, bifurcações, calcificação grave). Foram excluídos pacientes com IAM com supradesnivel do ST, choque cardiogênico, expectativa de vida inferior a um ano, hemorragia gastrointestinal recente, evento vascular cerebral hemorrágico anterior, alergia conhecida a clopidogrel/AAS/heparina/contraste. O desfecho primário foi a ocorrência de óbito, IAM, AVC, reintervenção, ou hemorragia (classificada segundo o estudo TIMI) após de um ano de acompanhamento. Os pacientes foram randomizados para implante de DES (N=399) ou stent convencional (BMS, N=401). Os pacientes do grupo BMS receberam terapia dupla antiplaquetária por um mês, enquanto os pacientes do grupo DES a receberam por 12 meses. Após 12 meses de acompanhamento, o grupo DES apresentou uma incidência menor de IAM (4,3% em contraste com 8,7%, P =0,01) e reintervenção (2% em contraste com 7%, p=0,0009) com similar mortalidade, AVC e hemorragia. Em relação ao sangramento, quando separamos os grupos em relação ao período no qual ocorreu o sangramento, observamos que houve uma tendência maior ao numero de sangramento após 6 meses de acompanhamento (0,2% em contraste com 1%, p=0,22), sem que se observem diferenças em outros intervalos (após um mês 0,7 em contraste com. 0,5, e de 1 a 6 meses 0,7 contra 0,8).

Conclusões: Pacientes octogenários apresentaram bons resultados tanto com a utilização de DES como com o uso de BMS, apresentando similar sobrevida ou taxa de sangramento entre os grupos. Pacientes que recebem o implante de DES apresentaram menores taxas de IAM e nova reintervenção.

Descargar (PDF, Unknown)

Adam J. de Belder
2012-10-26

Título original: XIMA: A prospective Randomized Trial of Everolimus-Eluting Stents vs Bare-Metal Stents in Octogenarians

*

Top