ALTITUDE: Aliskireno falha em demonstrar benefícios no impacto na doença cardiovascular e renal em diabéticos tipo 2.

Introdução: Apesar das distintas terapias disponíveis para o tratamento da doença cardiovascular e renal em pacientes diabéticos, sua morbi-mortalidade segue elevada.

Métodos e Resultados: Estudo que randomizou 8700 pacientes diabéticos tipo 2 em uso de terapia padrão com IECA ou ARBs, apresentando  macroalbuminuria e TFG > 30ml/min, ou entre 30 e 60ml/min e microalbuminúria ou antecedentes de doença cardiovascular para aliskireno  ou placebo. O seguimento de 32 meses inicialmente proposto foi interrompido por falta de benefício do uso do aliskireno em comparação ao placebo na redução do desfecho primário combinado de doença cardiovascular e renal, além de sugestão de aumento nas taxas de AVC nos pacientes tratados com a droga em estudo. Adicionalmente, não houve benefício do uso do aliskireno quando os desfechos adversos (mortalidade cardiovascular, infarto ou piora da função renal) foram avaliados separadamente.

Conclusões e Comentários: O uso do aliskireno não demonstrou benefício em pacientes diabéticos em uso de terapia padrão otimizada com inibidores de ECA ou ARBs.

Descargar (PDF, Unknown)

Hans Henrik Parving
2012-08-25

Título original: ALTITUDE: Aliskiren Trial In Type 2 Diabetes Using cardio-renal Endpoints

*

Top