GARY: German Aortic Valve Registry.

Introdução: Um registro nacional de pacientes portadores de estenose aórtica (EAO) e seu tratamento poderia traçar um perfil robusto, permitindo comparações entre terapias e seus respectivos desfechos.

Métodos e Resultados: Registro prospectivo, multicêntrico (53 centros de cirurgia cardíaca e 69 unidades de cardiologia), controlado, que incluiu pacientes alemães (n=13.860) submetidos a uma terapia invasiva para o tratamento da EAO (exceto aqueles que se recusaram a assinar termo de consentimento) durante o ano de 2011. O seguimento se iniciou no período intra-hospitalar, estendendo-se por até 5 anos. Em termos dos pacientes submetidos ao implante valvar aórtico percutâneo (TAVI) a prótese mais comumente utilizada foi a CoreValve (~60%), seguida da prótese de Edwards (~38%). Os pacientes submetidos a TAVI se mostraram mais idosos, eram mais frequentemente do sexo feminino e exibiam maiores taxas de classe funcional III/IV. As taxas de regurgitação aórtica grave nos pacientes submetidos a TAVI por diferentes vias de acesso foram baixas. Os pacientes submetidos a troca valvar cirúrgica que não foram submetidos a revascularização coronária concomitante exibiram menores taxas de eventos adversos cardiovasculares. Em pacientes de alto risco, a mortalidade intra-hospitalar dos pacientes submetidos a TAVI foi semelhante àquela daqueles submetidos a troca valvar cirúrgica.

Comentários e Conclusões: O apresentador do estudo criticou o EuroScore pois não predisse de maneira adequada a mortalidade dos pacientes incluídos (mortalidade obtida se mostrou significativamente menor que a predita pelo EuroScore), propondo o denominado AKL score, que mostrou-se mais eficaz neste cenário. O Dr. Olaf Wendler, Inglaterra, salientou alguns pontos do estudo: 1- Ausência de alguns dados como taxas de DPOC, função renal, e definições de mortalidade, 2- Taxas menores de eventos cerebrovasculares que no estudo PARTNER, 3- Falta de dados em relação a monitorização de eventos adversos

Descargar (PDF, Unknown)

Christian Hamm
2012-08-26

Título original: GARY: German Aortic Valve RegistrY – in hospital outcome

*

Top