AFIB ABLATION PILOT: Ablação da fibrilação atrial por radiofrequência mostra resultados promissores em estudo europeu de mundo real.

Introdução: A terapia ablativa para tratamento da fibrilação atrial emerge como importante modalidade terapêutica alternativa. No entanto, a escassez de dados de seguimento de longo prazo limita conclusões acerca da manutenção dos resultados.

Métodos e Resultados: Estudo europeu multicêntrico que incluiu 1410 pacientes portadores de fibrilação atrial submetidos a terapia ablativa. A FA paroxistica ocorreu em 67% dos pacientes. A ablação por radiofrequência irrigada foi realizada em 78% dos casos. As taxas de seguimento de um ano atingiram 93,5%. A informações acerca do ritmo foram obtidas, em ordem decrescente de frequência, através do eletrocardiograma de repouso, do holter, sistema transtelefônico ou através de sistemas implantáveis. As taxas de sucesso da primeira ablação foram de 74%, sendo que mais de 50% dos indivíduos tratados reportaram estar assintomáticos. Cerca de 21% dos pacientes foram re-admitidos com arritmias pós-ablação. Dentre aqueles com abações exitosas, 18% necessitaram uma segunda ablação e 51% recebiam tratamento anti-arritmico. As taxas de complicações foram baixas (2,6%).

Conclusões e Comentários: Estudo importante que reflete a prática de mundo real da ablação da fibrilação atrial em diversos países europeus. As taxas de sucesso e complicações se mostraram semelhantes a estudos prévios com populações mais selecionadas.

Descargar (PDF, Unknown)

Elena Arbelo
2012-08-27

Título original: AFIB ABLATION PILOT: ESC-EURObservational Research Programme: 1-year follow-up of the Atrial Fibrillation Ablation Conducted by the European Heart Rhythm Association

*

Top