JAPAN EQ: Ocorrência de desastre natural relacionada a doença cardiovascular.

Fundamentos: Alguns estudos já relataram aumento a curto prazo de doenças cardiovasculares após grandes terremotos mas sua documentação mais tardia ainda não é conhecida.

Métodos e Resultados: Estudo baseado em registros de ambulância da prefeitura de Miyagi, próximo ao epicentro do terremoto e tsunami ocorridos no Japão em março de 2011 para ocorrência de doenças cardiovasculares e pneumonia. Foi realizada comparação anual de 2008 a 2011 envolvendo os meses de fevereiro a junho (n = 124.152). Após o terremoto de 2011, foi constatada maior ocorrência semanal de insuficiência cardíaca, síndromes coronárias agudas, acidentes vasculares cerebrais paradas cardio-respiratórias e pneumonias do que nos 3 anos anteriores. As ocorrências de síndrome coronária aguda e parada cardiorrespiratória tiveram um incremento rápido seguido por forte declínio. Para pneumonia e insuficiência cardíaca houve um aumento prolongado por mais de 6 semanas. Para acidente vascular encefálico houve um segundo pico de ocorrência após o maior tremor secundário.

O estudo também encontrou um aumento na ocorrência de taquicardia ventricular em pacientes com desfibriladores implantáveis como também maior documentação de picos hipertensivos. O sexo, a idade e local de residência não influenciaram os eventos cardiovasculares apos o tsunami.

Comentários: Este estudo demonstra o desafio que desastres naturais expõem às nações acometidas. Além da catástofre em si, há necessidade de se atender um maior número de eventos cardiovasculares; fato que ocorreu de forma sustentada (meses após o evento). Alguns fatores podem estar relacionados a estes achados. Durante estes eventos há menor disponibilização de alimentos frescos e conseqüente aumento da ingestão de sódio. Há também maior descarga adrenérgica, fator conhecidamente relacionado à predisposição para arritmias cardíacas. Além disso, a exposição ao frio e água podem aumentar a possibilidade de complicações infecciosas.

Ler artigo

Descargar (PDF, Unknown)

Hiroaki Shimokawa
2012-08-27

Título original: The Great East Japan Earthquake Disaster and Cardiovascular Diseases.

*

Top