ALECARDIOTrial: Aleglitazar associado a eventos adversos severos em pacientes diabéticos com síndrome coronária aguda

Este trabalho randomizado, duplo cego, controlado com placebo emulticêntrico avaliou a potencial redução do risco cardiovascular e o perfil de segurança a longo prazo do aleglitazar comparado com o placebo em pacientes com diabetes tipo 2 cursando uma síndrome coronária aguda.

Foram randomizados um total de 7226 pacientes em 12 semanas pós evento coronário agudo a receberAleglitazar 150 ug ou placebo. O estudo foi suspenso precocemente pela ausência de eficácia somada a questões de segurança por aumento do risco de Insuficiência cardíaca, insuficiência renal, fraturas ósseas, hemorragia gastrointestinal e hipoglicemia.

Não foram observadas diferenças no desfecho primário de mortalidade cardiovascular, infarto não fatal eacidentevascularcerebral.

Conclusão

O Aleglitazar somado ao tratamento padrão em pacientes com diabetes tipo 2 que cursaram recentemente uma síndrome coronária aguda reduz a hemoglobina glicosilada, melhora os níveis de triglicérides e HDL mas não muda o risco de morte cardiovascular, infarto ou AVC somado a um aumento do risco de internação por insuficiência cardíaca, insuficiência renal, fraturasósseas, hemorragia gastrointestinal e hipoglicemia.

Descargar (PDF, Unknown)

A. Michael Lincoff
2014-03-31

Título original: Evaluation of the Dual PPAR-α/γ Agonist Aleglitazar to Reduce Cardiovascular Events in Patients with Acute Coronary Syndrome and Type 2 Diabetes Mellitus: the AleCardio Trial.

*

Top