GAUSS-2: Evolocumab efetivo em reduzir o colesterol LDL em pacientes com intolerância às estatinas

Os efeitos adversos das estatinas são relativamente frequentes ocasionando máaderência ao tratamento e uma necessidade de interrupção de aproximadamente 10-20%. O Evolucumabé um anticorpo monoclonal completamente humano que inibe à proteína convertedora de subtilisina/kexina tipo 9 (PCSK 9), esta é uma proteína que reduz a capacidade do fígado de remover o colesterol LDL do sangue.

Este é um estudo com três ramas (evolocumab, ezetimibe e placebo) para provar a eficácia do evolocumabem reduzir o LDL em pacientes comintolerância a pelo menos duas estatinas.

A mialgia foi oefeito adverso mais frequente (18% no grupo ezetimibe e 8% no grupo evolocumab). Tanto na administração (viasubcutânea) cada 15 dias como na administraçãomensal, o evolocumab reduziu mais significativamente o colesterol LDL que oezetimibe.

Conclusão

Tanto naadministração cada duas semanas como naadministraçãomensalo evolocumab produziu uma potente redução do colesterol LDL em pacientes comintolerância a pelo menos 2 estatinas além de apresentar um bom perfil de segurança com uma baixa incidência de sintomas musculares.

Article

Descargar (PDF, Unknown)

Erik Stroes
2014-03-31

Título original: A Phase 3 Double-blind, Randomized Study to Assess the Safety and Efficacy of Evolocumab (AMG 145) in Hypercholesterolemic Subjects Unable to Tolerate an Effective Dose of Statin.

 

*

Top