MADIT- CRT: Maior sobrevida com a terapia de ressincronização mais desfibrilador em pacientes com insuficiência cardíaca leve.

O estudo MADIT-CRT (Multicenter Automatic Defibrillator Implantation with Cardiac Resynchronization Therapy) tinha demonstrado que a intervenção precocecom terapia de ressincronização cardíaca más desfibrilador em pacientes comumpadrão eléctrico de bloqueio completo de rama esquerda estava associado com uma redução significativa dos eventos emum período médio de seguimento de 2.4 anos comparado coma terapia de desfibrilação somente.

Neste estudo foiavaliado o efeito na sobrevida a longo prazo (média 5.6 anos) da população doMADIT-CRT. No final do seguimento a taxa de morte por qualquer causa nos pacientes que receberam terapia de ressincronização e desfibrilação foi de 18% vs 29% dos randomizados a desfibrilação somente (p<0.001).

A terapia de ressincronizaçãonão foi associada com nenhum benefício clínico ou incluso prejuízoem aqueles pacientes sembloqueio de rama esquerda.

Conclusão

Em pacientes comsintomas leves de insuficiência cardíaca, disfunçãoventricular ebloqueio completo de rama esquerda, a intervenção precocecom terapia de ressincronização mais desfibrilação está associadacomum benefício significativo na sobrevida a longo prazo.

Article

Descargar (PDF, Unknown)

Ilan Goldenberg
2014-03-31

Título original: Long-term Survival with Cardiac Resynchronization Therapy in Patients with Mild Heart Failure.

*

Top