APPOSITION IV: stent farmacológico auto expansível em síndrome coronária aguda

Este trabalho foi desenhado para comparar a aposição e cobertura intimal dos struts mediante tomografia de coerência ótica (OCT) do novo stent auto expansível eluidor de sirolimus (STENTYS SES) a 4 e 9 meses em pacientes cursando uma síndrome coronária aguda com supradesnivelamento do segmento ST.

Foram incluídos 152 pacientes no total, randomizados al stent STENTYS SES (n=90) vs o stent balão expansível eluidor de zotarolimus (n=62). As características clínicas e angiográficas foram similares entre os grupos.

Aos 4 meses a má aposição dos struts foi menor no grupo STENTYS SES (0,07 vs 1,16; p=0,002)com um 33.8% de struts recobertos vs só 3.8% do grupo controle. A 9 meses a má aposição continuou sendo menor com STENTYS SES mas sem atingir a significância estatística. Não foram observadas diferenças em quanto a MACE, infarto, trombose do stent e revascularização do vaso.

Conclusão

A 4 meses o stent auto expansível eluidor de sirolimus apresentou melhor aposição que o stent balão expansível eluidor de zotarolimus.

Robert-Jan van Geuns
2014-05-20

Título: APPOSITION IV: Randomised comparison between a self-apposing sirolimus-eluting coronary stent and a balloon-expandable stent in acute myocardial infarction

*

Top