BABILON: balão farmacológico para tratar o ramo lateral em bifurcações coronárias

O balão eluidor de paclitaxel poderia ser uma opção para minimizar a reestenose do ramo lateral nas bifurcações coronárias. Neste estudo foram comparados os resultados angiográficos e clínicos do balão eluidor de paclitaxel mais stent convencional vs stent farmacológicos em lesão em bifurcação “de novo”.

Este trabalho multicêntrico incluiu 108 pacientes randomizados à dilatação sequencial do ramo principal e o acessório com balão eluidor de paclitaxel seguido do implante de um stent convencional na rama principal e stent provisório para a rama acessória vs stent eluidor de everolimus na rama principal com stent provisório na acessória.

Ambas estratégias apresentaram resultados similares para o ramo lateral mas para a rama principal estes foram melhor com stent farmacológico ao invés de balão eluidor de paclitaxel seguido de stent convencional.

Descargar (PDF, 478KB)

Jose Ramon Lopez-Minguez
2014-05-20

Título: Estudo: Prospective randomised study of the paclitaxel-coated balloon catheter in bifurcated coronary lesions (BABILON trial): 24-month clinical and angiographic results

*

Top