ACCOAST: o pre tratamento com prasugrel na síndrome coronária aguda sem supradesnivelamento do segmento ST não oferece benefícios e aumenta o sangramento

Os inibidores do receptor P2Y12 são eficazes em pacientes cursando uma síndrome coronária aguda sem elevação do segmento ST, sem embargo, o momento de administração não está claro.

Este trabalho avaliou a administração de prasugrel no momento do diagnóstico da síndrome coronária aguda ou logo de realizar a angiografia coronária quando a angioplastia já estava decidida.

Foram incluídos 4033 pacientes cursando uma síndrome coronária aguda sem supradesnivelamento do segmento ST com troponina positiva que tinham planejada a angiografia entre as 2 e as 48 h do ingresso. Os pacientes foram randomizados a 30 mg de prasugrel (dose de carga) no momento do ingresso vs placebo no grupo controle e posteriormente ao realizar a angiografia sem ter estado indicada a angioplastia coronária completou-se com 30 mg mais na rama pre tratamento vs a carga completa de 60 mg no grupo controle.

O desfecho primário foi um combinado de morte cardiovascular, acidente vascular cerebral, revascularização de urgência ou necessidade de IIBIIIA de resgate.

A uma semana do procedimento, o desfecho primário não resultou significativamente diferente entre ambos grupos. A taxa de sangramento pelos critérios TIMI foi maior no grupo pre tratamento.

Conclusão

Em pacientes cursando uma síndrome coronária aguda sem supradesnivelamento do segmento ST o pre tratamento com prasugrel não mostrou benefícios quanto a eventos isquêmicos e sim aumento o risco de complicações hemorrágicas a pesar da utilização do acesso radial ou dispositivos de fechamento percutâneo femorais. 

Descargar (PDF, Unknown)

G. Montalescot
2014-05-22

Título: Effect of prasugrel pre-treatment strategy  in patients undergoing PCI for NSTEMI: The ACCOAST study

*

Top