FACTOR 64: Angiotomografia coronariana de rotina em pacientes de alto risco de doença coronariana.

Article

Foram incluídos um total de 900 pacientes com diagnóstico de diabetes mellitus assintomáticos randomizados a angiotomografia coronariana ou manejo padrão. O end point primário foi um combinado de morte, infarto e angina instável.

Dos pacientes randomizados a angiotomografia, 63% apresentou algum grau de doença coronariana e 4.7% apresentou lesões severas. Isto resultou em mais intervenções coronarianas, mais uso de estatinas e uma significativa redução a pressão arterial e os níveis de LDL comparado com o grupo controle, no entanto, não resultou em uma redução significativa de eventos (7.6% vs 6.2%; p=0.38).

Conclusão

Nesta população de pacientes diabéticos de alto risco mas assintomáticos, a angiotomografia de rotina aumentou o uso de estatinas e de revascularizações mas não foi capaz de reduzir eventos.

Descargar (PDF, Unknown)

Joseph B Muhlestein
2014-11-18

Título original: Screening For Asymptomatic Obstructive Coronary Artery Disease Among High-Risk Diabetic Patients Using Coronary CT Angiography: Primary Results of FACTOR-64, a Randomized Controlled Trial.

*

Top