Reparação da válvula mitral em insuficiência moderada de causa isquêmica

Article

Até um 50% dos infartos agudos de miocárdio estão  associados a insuficiência mitral de algum grau e 10% dos mesmos apresentam insuficiência pelo menos moderada. A insuficiência mitral isquêmica está associada a um aumento da mortalidade e a mobilidade. Em pacientes com indicação de cirurgia de revascularização miocárdica e insuficiência mitral moderada não está claro se a reparação da válvula é benéfica.

Foram randomizados 301 pacientes a cirurgia de revascularização miocárdica ou revascularização mais reparação da válvula mitral.

Reparar a válvula mitral associou-se a um maior tempo de cirurgia, de internação e de eventos neurológicos que não resultou em uma diminuição de eventos no seguimento final a um ano.

Conclusão

Em pacientes com insuficiência mitral moderada de origem isquêmica agregar a reparação da válvula além da cirurgia de revascularização não resultou em uma reversão no grau de remodelado.

Descargar (PDF, Unknown)

Robert E. Michler
2014-11-19

Título original: The Surgical Treatment of Moderate Ischemic Mitral Regurgitation: A Randomized Clinical Trial From The Cardiothoracic Surgical Trials Network.

*

Top