CSPPT: ácido fólico para a prevenção primária do AVC

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da suplementação com ácido fólico na prevenção primária de AVC em pacientes hipertensos. Os pacientes foram randomizados 1:1 para uma combinação fixa de enalapril 10 mg e 0,8 mg de ácido fólico por dia (n = 10.348) ou de apenas 10 mg de enalapril (n = 10.354), seguido de uma média de 4,5 anos. O estudo foi terminado prematuramente dado o benefício para lá combinação enalapril /ácido fólico. O desfecho primário do primeiro AVC foi de 2,7% para a combinação enalapril/fólico contra 3,4% para enalapril sozinho (HR 0,79, p = 0,003), com um número necessário para tratar (NNT) de 141. O maior benefício foi observado em pacientes com menores níveis basais de folato.

Conclusão

Suplemento oral com ácido fólico adicionado ao enalapril foi superior enalapril sozinho na prevenção primária de AVC em pacientes hipertensos.

Huo Y
2015-03-17

Título original: Efficacy of Folic Acid Therapy in Primary Prevention of Stroke Among Adults With Hypertension in China: The CSPPT Randomized Clinical Trial.

*

Top