NOTION: TAVR em pacientes de baixo risco

O objetivo deste estudo foi comparar os resultados do implante de valva aórtica percutânea (TAVI) versus cirurgia em pacientes não selecionados com estenose aórtica degenerativa grave. Os pacientes foram randomizados 1:1 ao TAVI (n = 145) ou a substituição cirúrgica (n = 135). Aqueles de grupo TAVI recebeu válvula Medtronic CoreValve auto-expansível. O acesso femoral foi utilizado em 96,5% da população e do crossover para cirurgia foi de 2,1%. A pontuação da Society of Thoracic Surgeons (STS), a mortalidade prevista de 3% (81,8% com um STS <3%) e EuroSCORE logístico foi de 8,6. O desfecho primário combinado de morte por qualquer causa, infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral foi de 13,1% para TAVI 16,3% e para a cirurgia (p = 0,43). A mortalidade foi de 4,9% e 7,5%, respectivamente (p = 0,38). Moderado a regurgitação aórtica grave favorecida cirurgia com 15,7% versus 0,9% (p <0,001), bem como o alívio sintomático e da necessidade de pacemakers. A cirurgia teve mais taxa de complicações hemorrágicas e fibrilação atrial. A taxa de AVC foi similar.

Conclusão

Os resultados deste estudo indicam que pacientes com estenose aórtica degenerativa e baixo risco que receberam válvula CoreValve auto-expansível tem taxa semelhante de eventos para aqueles que recebem a cirurgia.

Dharam J. Kumbhani
2015-03-17

Título original: Transcatheter Versus Surgical Aortic Valve Replacement in Patients with Severe Aortic Valve Stenosis: One-year Results from the All-comers Nordic Aortic Valve Intervention (NOTION) Randomized Clinical Trial.

*

Top