BEST: mortalidade semelhante entre angioplastia com DES (everolimus) e cirurgia

Este registro observacional compararam os resultados de revascularização do miocárdio com angioplastia realizada utilizando stents com eluição de everolimus em pacientes com múltiplos vasos. O desfecho primário do estudo foi à mortalidade por qualquer causa. Os desfechos secundários foram infarto, acidente vascular cerebral, e revascularização. Propensity score foi utilizado para comparar populações.

Entre 34.819 pacientes foram elegíveis 9.223 pacientes em cada grupo para a análise final depois de usar Propensity score. A média de seguimento foi de 2,9 anos observou que a angioplastia de múltiplos vasos com stents com eluição de everolimus tiveram mortalidade semelhante à cirurgia (3,1% ao ano contra 2,9% ao ano; p = 0,5). Quantos pontos finais lado uma maior taxa de infarto (1,9% versus 1,1%; p <0,001) e uma maior taxa de

nova revascularização (7,2% versus 3,1%; p <0,001) com a angioplastia, mas menor incidência de acidente vascular cerebral (0,7% versus 1%; p <0,001). A diferença de infarto agudo do miocárdio que favoreceu a cirurgia foi observada apenas em pacientes com revascularização incompleta.

Conclusão

O risco de morte em pacientes com angioplastia de múltiplos vasos é semelhante entre os stents ia cirurgia com eluição de everolimus neste registro contemporâneo.

Bangalore S.
2015-03-18

Título original: Everolimus-Eluting Stents or Bypass Surgery for Multivessel Coronary Disease.

*

Top