A transfusão com glóbulos vermelhos peri-implante percutâneo da valva aórtica (TAVI) se correlacionou com um aumento da mortalidade e da injúria renal aguda. Foi também preditora independente de mortalidade em 30 dias para além dos sangramentos e das complicações vasculares.
A tendência mundial em todos os procedimentos em geral é de que haja cada vez mais restrições com relação às transfusões. Finalmente essa tendência chegou ao TAVI.
O registro multicêntrico TRITAVI (Transfusion Requirements in Transcatheter Aortic Valve Implantation) incluiu retrospectivamente pacientes que foram submetidos a TAVI por acesso femoral, tendo sido comparados os grupos com propensity score.
O desfecho primário foi a mortalidade em 30 dias, infarto não fatal e AVC. Um dos desfechos secundários foi a injúria renal aguda.
Para o propensity score foram considerados o registro mais baixo de hemoglobina, o volume da queda de hemoglobina, o fato de ter havido ou não complicações no procedimento, complicações vasculares e sangramentos maiores.
Leia também: SOLACI PERIPHERAL | 5° Caso Clínico: Aneurisma de Aorta abdominal com colo hostil.
Dos 2587 pacientes do registro, 421 (16%) receberam uma transfusão. O desfecho primário na população geral ocorreu em 4% da população ao passo que a taxa de infartos foi de 0,4%, a de AVC foi de 1,5% e a de injúria renal aguda foi de 4,8%.
Após utilizar propensity score e balancear em todas as características 842 pacientes observou-se que a transfusão duplicou a mortalidade (HR: 2,07, IC 95%, 1,06 a 4,05; p = 0,034) e quadruplicou a injúria renal aguda (HR 4,35 IC 95%, 2,21 a 8,55; p < 0,001).
Outras variáveis e os diferentes subgrupos não modificaram o impacto das transfusões sobre os eventos, o que as torna um preditor completamente independente. Do mesmo modo que ocorre com as transfusões, as complicações vasculares e os sangramentos maiores foram preditores independentes de mortalidade em 30 dias.
Conclusões
As transfusões de glóbulos vermelhos incrementam a mortalidade em 30 dias e a injúria renal aguda no contexto do TAVI para além dos sangramentos maiores e das complicações vasculares.
Título original: Early Adverse Impact of Transfusion After Transcatheter Aortic Valve Replacement. A Propensity-Matched Comparison From the TRITAVI Registry.
Referência: Marco Zimarino et al. Circ Cardiovasc Interv. 2020;13:e009026. DOI: 10.1161/CIRCINTERVENTIONS.120.009026.
Subscreva-se a nossa newsletter semanal
Receba resumos com os últimos artigos científicos