ACC 2021 | A denervação renal se reafirma com o RADIANCE-HTN TRIO

A denervação renal guiada por ecografia intravascular reduz significativamente a pressão arterial sistólica em comparação com o procedimento encoberto segundo este novo estudo apresentado no congresso do ACC 2021 e simultaneamente publicado na revista The Lancet.

A denervação renal reduz a pressão sistólica ambulatorial diurna em 8 mmHg vs. 3 mmHg no ramo procedimento encoberto. Isso se traduz em uma redução média de 4,5 mmHg, o que representa uma redução significativa (p = 0,02).

Além disso, observaram-se reduções significativas na pressão sistólica ambulatorial de 24 horas, na pressão noturna e na pressão sistólica de consultório. 

Todos os pacientes incluídos no trabalho se encontravam tratados com uma combinação de ao menos 3 drogas (uma das quais devia ser um diurético) e apesar disso não conseguiam reduzir a pressão sistólica a menos de 150 mmHg. 

Após a desilusão com o SYMPLICITY HTN-3 a técnica se refinou muito e começaram a surgir estudos com resultados positivos. O dispositivo utilizado no RADIANCE-HTN TRIO é ajudado por ultrassom para realizar 2 ou 3 aplicações circunferenciais de 7 segundos na artéria renal. 

Todos os pacientes elegíveis para o estudo eram mudados a um esquema de drogas fixo que incluía um bloqueador cálcico, um inibidor do receptor de angiotensina e um diurético tiazídico. Se após 4 semanas de uso deste esquema continuassem com a pressão ambulatorial diurna acima de 135/85 mmHg eram randomizados a denervação guiada por ultrassom vs. procedimento encoberto. 


Leia também: ACC 2021 | Dispositivos eluidores de paclitaxel em doença periférica.


Em total foram incluídos 989 pacientes, dos quais somente 69 foram finalmente randomizados a denervação e 67 a procedimento encoberto. Ditos números são atribuídos sobretudo ao fato de após o período de 4 semanas ter sido possível alcançar as metas de pressão arterial. 

Dois meses após o procedimento o braço ativo experimentou uma redução significativa de todas as variáveis de pressão arterial, inclusive do desfecho primário de pressão arterial ambulatorial diurna. 

O único evento adverso foi um pseudoaneurisma no lugar de punção femoral no braço denervação.  

RADIANCE-HTN-TRIO

Título original: Ultrasound renal denervation for hypertension resistant to a triple medication pill (RADIANCE-HTN TRIO): a randomized, multicenter, single-blind, sham-controlled trial.

Referência: Azizi M et al. Presentado en el congreso de la ACC 2021 y publicado simultáneamente en Lancet 2021; Epub ahead of print. DOI:https://doi.org/10.1016/S0140-6736(21)00788-1.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Mais artigos deste autor

O treinamento aeróbico de membros superiores se constitui em uma alternativa efetiva ao exercício de membros inferiores em contextos de doença arterial periférica?

A doença arterial periférica se associa a uma deterioração da capacidade funcional, uma redução da distância de caminhada e uma pior qualidade de vida,...

Endoleaks após reparo endovascular de aneurisma aórtico complexo: sempre voltar a intervir ou monitorar com CTA?

O reparo endovascular de aneurismas toracoabdominais que requerem uma selagem acima das artérias renais, com preservação dos vasos viscerais mediante dispositivos fenestrados e/ou com...

É seguro usar fármacos cronotrópicos negativos de forma precoce após o TAVI?

O TAVI está associado a uma incidência relevante de distúrbios do sistema de condução e ao desenvolvimento de bloqueios atrioventriculares que podem requerer o...

Tratamento antiplaquetário dual em pacientes diabéticos com IAM: estratégia de desescalada

A diabetes mellitus (DM) é uma comorbidade frequente em pacientes hospitalizados por síndrome coronariana aguda (SCA), cuja prevalência aumentou na última década e se...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Relacionados

Congressos SOLACIspot_img

Artigos Recentes

TEER mais tratamento ótimo versus apenas tratamento médico na insuficiência mitral funcional

A insuficiência mitral (IM) é uma valvopatia muito prevalente que, em suas etapas avançadas e sem tratamento, provoca uma redução da qualidade de vida,...

Revascularização híbrida vs. convencional em doença do tronco da coronária esquerda

A doença significativa do tronco da coronária esquerda (TCE) continua representando um desafio terapêutico, particularmente em pacientes com doença multivaso complexa e escores de...

Capacitação Técnica em Hemodinâmica e Cardioangiologia Intervencionista 2026 | SOLACI-CACI

A Capacitação Técnica em Hemodinâmica e Cardioangiologia Intervencionista SOLACI–CACI é um programa acadêmico voltado à formação inicial e à atualização profissional de profissionais não...