Na atualidade, cada vez mais pacientes apresentam maior risco isquêmico e também hemorrágico. Isso faz com que o tratamento antiplaquetário ótimo seja um desafio clínico. Vários estudos demonstraram que a monoterapia com P2Y12 após um mínimo de tratamento com dupla antiagregação plaquetária (DAPT) se configura como uma nova estratégia para reduzir o risco de sangramento sem aumentar o risco isquêmico. Mais ainda, estender o tratamento monoterápico com P2Y12 para além de 9-12 meses pode ser uma estratégia razoável para pacientes de alto risco hemorrágico e isquêmico, embora isso não tenha sido comprovado em estudos.
O objetivo deste estudo multicêntrico e retrospectivo foi avaliar a monoterapia com clopidogrel em comparação com DAPT (clopidogrel + aspirina) após 9-12 meses de tratamento com DAPT em pacientes com alto risco hemorrágico e isquêmico.
O desfecho primário (DP) foi a taxa de sangramento tipo BARC 2,3 e 5 nove meses após a randomização. O desfecho secundário (DS) foi a taxa de eventos adversos maiores cardíacos e cerebrais (MACCE).
Foram randomizados 77.758 pacientes, dentre os quais 3873 foram tratados com clopidogrel + placebo e 3885 com clopidogrel + aspirina. A idade média foi de 64 anos e a maioria da população estava composta por homens. A forma de apresentação clínica mais frequente foi a angina instável (aproximadamente 60% dos pacientes), seguida de IAMCEST (aproximadamente 20%) e, finalmente, IAMSEST (entre 16% e 18%). A artéria mais afetada foi a descendente anterior em mais da metade dos casos, seguida da coronária direita. No tocante à morfologia das lesões, 80% dos pacientes apresentavam doença difusa, e ¼ doença de vaso pequeno.
Leia também: ESC 2023 | Anticoagulação após ATC primária em pacientes com IAMCEST.
No que se refere ao DP, a taxa de sangramento tipo BARC 2,3 e 5 foi de 3,3% no grupo clopidogrel + aspirina vs. 2,5% no grupo clopidogrel + placebo (HR: 0,75, (95% CI = 0,57-0,97, p = 0,03). Em relação ao DS, a taxa de MACCE no grupo clopidogrel + aspirina foi de 3,5% vs. 0,6% no grupo de clopidogrel + placebo (HR: 0,74, (95% CI = 0,57-0,96, p = 0,02).
Conclusão
Entre os pacientes com síndrome coronariana aguda com alto risco hemorrágico e isquêmico que completaram 12 meses de DAPT após a ATC, a terapia estendida com clopidogrel como monoterapia foi superior ao tratamento com DAPT na redução significativa de eventos hemorrágicos e MACCE.
Dr. Andrés Rodríguez.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org.
Título Original: Extended clopidogrel monotherapy versus DAPT in high-risk patients: the OPT-BIRISK trial.
Referência: Yaling Han, MD, FESC et al.
Subscreva-se a nossa newsletter semanal
Receba resumos com os últimos artigos científicos