Subanálise do PROMISE: A angiotomografia coronária poderia oferecer vantagens comparada a estudos funcionais em pacientes com suspeita de enfermidade coronária

Título original: Outcomes of anatomical versus functional testing for coronary artery disease.
Apresentador: Douglas PS.

No começo do presente ano, o ensaio PROMISE não conseguiu confirmar que a utilização da angiografia coronária por tomografia em vez do uso de testes funcionais para a avaliação de pacientes com dor torácica influi nos resultados clínicos, embora inúmeras análises secundárias sugiram agora que poderiam ter outros benefícios, incluindo melhoras na precisão e segurança diagnósticas e também como um uso preventivo da medicação.

O PROMISE randomizou 10.003 pacientes sintomáticos com suspeita de doença coronária a receber uma estratégia inicial de tomografia ou teste funcional (ECG de esforço, teste nuclear de esforço ou ecografia de esforço). Publicados em março de 2015, os resultados principais confirmaram que o desfecho combinado de morte, infarto, hospitalizações por quadros de angina instável ou complicações cirúrgicas graves foram similares entre o grupo submetido a tomografia e o grupo submetido a testes funcionais (3,3% vs. 3,0%) durante o seguimento médio feito a 25 meses.

No entanto, as análises secundárias realizadas sugerem que poderia haver diferenças entre as duas estratégias.
Os achados dos testes foram estratificados em normais, algo anômalos, moderadamente anômalos e gravemente anômalos. A proporção de resultados normais foi menor no ramo submetido a tomografia que no submetido a testes funcionais (33,3% vs. 78,0%; p= 0,001).

A maior precisão prognóstica da tomografia ficou confirmada com um maior índice líquido de reclassificação (0,67 vs. 0,40).

Os achados predefinidos como importantes se observaram em 12% dos pacientes submetidos a tomografia, incluindo 9% de nódulos pulmonares, 1,5% de anomalias coronárias e proporções mais baixas de embolias pulmonares, pneumonia e aneurismas aórticos ou dissecções.

Considerando esses achados, além da menor dose de radiação que proporciona e da capacidade de detectar patologias clínicas potencialmente importantes, a tomografia se torna um atrativo teste de primeira linha para todos os pacientes com suspeita de doença coronária.

*

Top