ixCELL-DCM: Terapia com stem cells e os resultados em pacientes com insuficiência cardíaca

A terapia melhorada com stem cells autólogas de medula óssea melhora os eventos cardíacos clínicos em pacientes com insuficiência cardíaca e fração de ejeção reduzida por miocardiopatia dilatada isquêmica necrótica.

Globalmente, a administração percutânea transendocárdica da terapia celular resultou em um significativo 37% de redução do risco de morte por qualquer causa, reinternações e descompensações por insuficiência cardíaca.

Este trabalho randomizou pacientes a receber ixmyelocel-T ou placebo. O Ixmyelocel-T é um derivado de medula óssea autóloga que seletivamente expande células mesenquimais, monócitos e macrófagos.

As células autólogas de medula óssea foram expandidas durantes duas semanas in vitro para incrementas seletivamente as células mesenquimais CD90+ e os macrófagos CD45+ e CD14+. O benefício da terapia esteve relacionado à redução da mortalidade e das reinternações.

Não foram observados benefícios em termos de desfechos secundários como fração de ejeção, volume de ventrículo esquerdo e teste de caminhada de 6 minutos.

*

Top