Celebramos 10 anos do Curso de Fellows do ProEducar com uma assistência recorde

Este ano a SOLACI celebrou a 10ª edição do Curso de Fellows do ProEducar durante o Congresso SOLACI-SBHCI 2019 na cidade de São Paulo. O sucesso do curso foi categórico, já que não só tivemos uma assistência recorde, com 150 participantes mas, além disso, contamos com a participação de renomados intervencionistas como os doutores Stone, Grines, Granada, Hijazi, Abizaid, Mendiz, Lemos, Leiva Pons, entre outros, que compartilharam seus conhecimentos e experiências diante de uma audiência jovem, atenta e ansiosa por aprender e manter-se atualizada nas principais áreas do intervencionismo cardiovascular.

O10° Curso de Fellows teve una concorrência inédita. PH: Antônio More / MorePress.

Como não podia deixar de ser, tamanho marco exigia a conformação de um programa de alto nível científico para os intervencionistas em formação e, ao mesmo tempo, um conjunto de atrativos que estivesse à altura das circunstâncias. Por isso, este ano oferecemos novamente 4 bolsas completas para o SCAI Fall Fellow Course 2019 (06 a 10 de dezembro de 2019, em Las Vegas), uma oportunidade única para fortalecer o processo de formação das novas gerações de cardiologistas intervencionistas.

Por outro lado, também foram apresentados os 3 trabalhos ganhadores do concurso de casos clínicos deste ano. Nesse contexto, os Drs. Daniel Facundo Ferreyra (Argentina), Carlos Giuliani (Argentina) e Julia Kurtz Teixeira O’Donnell (Brasil) expuseram seus interessantes trabalhos diante de uma audiência de reputados colegas latino-americanos.

Prestigiosos especialistas no 10° Curso do ProEducar. PH: Antônio More / MorePress.

A quinta-feira 1° de agosto amanheceu cheia de expectativas no Salão Rio Tietê do Centro de Convenções Frei Caneca de São Paulo. Esta foi a primeira vez que o Curso se realizou dentro do primeiro dia do congresso. O primeiro módulo esteve dedicado a Tipos de Acesso e Ferramentas de Diagnóstico. No mesmo se destacaram várias apresentações: o Dr. Pedro Beraldo (Brasil) mostrou como fazer uma intervenção bem-sucedida por acesso radial; o Dr. José Luis Leiva Pons (México) analisou os dispositivos de oclusão percutânea e quando usá-los; o Dr. José Ribamar Costa (Brasil) fez uma demonstração passo a passo sobre os usos adequados do IVUS e da Tomografia de Coerência Ótica (OCT) e o Dr. Daniel Chamié (Brasil) abordou os truques e segredos no uso do iFR e do FFR.

O segundo bloco temático esteve destinado a Intervenções Coronarianas Complexas. Às interessantes exposições dos Drs. Ari Mandil (Brasil), Carlos Uribe (Colômbia) e Carlos Augusto de Magalhães (Brasil) somou-se a destacada participação da Dra. Cindy Grines (EUA) sobre “Angioplastia Primária e Como Otimizar seus Resultados”.

Dr. Leandro Lasave, e Dr. Dimytri Siqueira no Curso de Fellows do ProEducar-SOLACI. PH: Antônio More / MorePress.

Ao meio-dia conformou-se um prestigioso painel de especialistas para abordar em uma sessão de almoço como prevenir e resolver complicações em TAVI, Angioplastias Coronarianas e Aneurismas de Aorta Abdominal. Os Drs. Dimytri Siqueira (Brasil), Pedro Lemos (Brasil) e Eduardo Kei (Brasil) alternaram interessantes apresentações diante da atenta coordenação dos Drs. Leandro Lasave (Diretor do Curso de Fellows do ProEducar-SOLACI), Gabriel Maluenda (Diretor do ProEducar) e Juan Granada (CEO – Cardiovascular Research Foundation).

O terceiro módulo, destinado a Cardiopatias Estruturais, sem dúvida constituiu o prato forte do Curso, já que contou com as contribuições fundamentais dos Drs. Gregg Stone (EUA), Juan Granada (EUA) E Ziyad Hijazi (EUA), três catedráticos internacionais que deram um toque de distinção em um contexto de alta qualidade científica, somando a contribuição de grande experiência do Dr. Henrique Ribeiro (Brasil) no Passo a Passo de como realizar um implante percutâneo da valva aórtica.

O Dr. Gregg Stone teve una participação destacável no Curso. PH: Antônio More / MorePress.

O último módulo do curso, coordenado pelos Drs. Leandro Lasave e Ari Mandil, esteve destinado a Intervenções Não Coronarianas. Foi a vez de os Drs. Oscar Méndiz (Argentina), Marcos Marino (Brasil) e Maurício Cavalieri (Brasil) compartilharem seus conhecimentos sobre Aneurismas de Aorta Abdominal, Angioplastias Carotídeas e Doença Infrapatelar.

Ex-Presidente de SOLACI, Dr. Oscar Méndiz, no Curso de ProEducar. Fotos: Antônio More / MorePress

A cereja do bolo chegou no final: 50 participantes foram submetidos ao exame com 30 perguntas de múltipla escolha e foram concedidas 4 bolsas para o SCAI Fall Fellow Course às melhores notas. A SOLACI parabeniza os ganhadores: Dr. Mateus Neves Romero, Dr. Carlos Giuliani, Dr. Jorge Isaac Quispe Cárdenas e Dr. Pablo Antileo. Esperamos que possam aproveitar a pleno esta oportunidade!A Dra. Cindy Grines dissertando para os Jovens Intervencionistas.

A Dra. Cindy Grines dissertando para os Jovens Intervencionistas. PH: Antônio More / MorePress.

No próximo ano, o ProEducar continuará fortalecendo seu programa de educação contínua no Congresso SOLACI-CACI 2020 de Buenos Aires, mas sem dúvida a 10ª edição do Curso de Fellows realizada no Brasil ficará gravada na memória por muito tempo.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top