TASTE: Tromboaspiração en angioplastia primaria no logra demostrar beneficios a 30 dias

O benefício clínico da tromboaspiração durante a angioplastia em pacientes com infarto com supradesnível do segmento ST é incerto. O objetivo deste trabalho foi testar se a tromboaspiração reduz a mortalidade.

Este foi um estudo multicêntrico, prospectivo, randomizado e controlado que incluiu pacientes cursando um infarto com supradesnível do segmento ST dentro das 24 horas de evolução. Foram utilizados os cateteres  Eliminate (Terumo), Export (Medtronic) e Pronto (Vascular Solutions).

O critério de avaliação primário foi a mortalidade a 30 dias e os secundários re hospitalização por infarto e trombose do stent a 30 dias. Foram incluídos 7244 pacientes randomizados a tromboaspiração manual e angioplastia (3621 pacientes) ou angioplastia (3623 pacientes).

A mortalidade de todas as causas ocorreu em 2.8% do grupo tromboaspiração vs  3% do grupo sem tromboaspiração (HR, 0.94; 95% IC, 0.72 – 1.22; p = 0.63). A taxa de re hospitalização por infarto a 30 dias  foi de 0.5% vs 0.9% (HR, 0.61; 95% CI, 0.34 – 1.07; p= 0.09) e a trombose do stent 0.2% vs 0.5% respectivamente (HR, 0.47; 95% CI, 0.20 – 1.02; p= 0.06). Não houve diferenças entre os dois grupos enquanto a acidente vascular cerebral.

Os resultados foram consistentes em todos os grupos pré especificados, incluindo os subgrupos de acordo à carga trombótica e o fluxo coronário inicial.

Conclusão:

A tromboaspiração de rotina antes da angioplastia primária não reduz a mortalidade, a re hospitalização ou a trombose do stent a 30 dias  comparado com a angioplastia somente em pacientes cursando um infarto com supradesnível do segmento ST.

Comentário editorial:

De acordo com as guias (ACC/AHA/ESC) a tromboaspiração no infarto é classe IIA. Uma publicação recente em Eurointervention mostrou que só 36% dos Cardiologistas Intervencionistas tromboaspiram rotineiramente.

Em função dos resultados negativos, um editorial publicado em NEJM pelos Dres Robert Byrne e Adnan Kastrati ressalta que tal vez  benefício sobre o remodelado cardíaco e a recuperação de miocárdio poderiam não ser evidentes aos 30 dias .

Ler editorial

Ler artigo

Descargar (PDF, Unknown)

Ole Frobert
2013-09-02

Título original: TASTE: Thrombus aspiration during ST-segment elevation myocardial infarction. A multicenter, prospective, registry based randomized clinical trial.

*

Top