ACC 2020 Virtual | PRONOMOS: Rivaroxabana superior à enoxaparina em cirurgias ortopédicas

Segundo este novo estudo apresentado de forma virtual no suspenso congresso da ACC 2020 e simultaneamente publicado no NEJM a rivaroxabana é mais efetiva que a enoxaparina na prevenção do tromboembolismo venoso durante o período de imobilização após uma cirurgia ortopédica não maior dos membros inferiores. 

Pronomos: Rivaroxaban

Após uma cirurgia ortopédica existe um período transitório de mobilidade reduzida no qual o risco de trombose venosa profunda deve ser prevenido e até agora a melhor opção era a enoxaparina. Sua eficácia é indiscutível mas o desconforto na administração do medicamento, sobretudo em pacientes com repouso domiciliar, fazia com que permanentemente se pensasse em uma opção ao menos não inferior. 

Este trabalho, com grupo paralelo, duplo cego e com desenho de não inferioridade randomizou pacientes que tinham sido submetidos a uma cirurgia ortopédica não maior nos membros inferiores a rivaroxabana vs. enoxaparina. 

O desfecho combinado de eficácia foi trombose venosa profunda sintomática proximal ou distal, tromboembolismo pulmonar ou morte causada por trombose durante o período de tratamento de uma trombose venosa profunda assintomática. Foi planificado testar a superioridade caso a rivaroxabana fosse não inferior. 


Leia também: ACC 2020 Virtual | PRECOMBAT: 10 anos para cirurgia vs. angioplastia no tronco da coronária esquerda.


Os desfechos de segurança incluíram sangramento maior (fatal, crítico, sangramento evidente ou sangramento cirúrgico que levasse à reinternação) e sangramentos não maiores, mas clinicamente relevantes. 

Foram incluídos 3604 pacientes, tendo sido observada uma taxa do desfecho primário de 0,2% para a rivaroxabana vs. 1,1% para a enoxaparina (p < 0,001 para não inferioridade e p = 0,01 para superioridade). 

A taxa de sangramento maior foi praticamente idêntica, com 1,1% vs. 1%, respectivamente.


Leia também: ACC 2020 Virtual | TWILIGHT-DM: monoterapia de ticagrelor em pacientes diabéticos.


Este estudo estabelece um novo marco na história da prevenção da trombose venosa com uma droga que não só é muito mais cômoda para os pacientes no que se refere à sua forma de administração mas também é mais efetiva sem por isso resignar segurança. 

Descargar (PDF, Unknown)

Título original: Rivaroxaban or Enoxaparin in Nonmajor Orthopedic Surgery.

Referência: C. Marc Samama et al. New England Journal of Medicine 2020, online before print y presentado simultáneamente en el ACC 2020.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top