SAFE-PCI for Women: Acesso radial vs femoral em mulheres

O acesso radial está associado a um menor índice de complicações vasculares e sangramento, sem embargo, em pacientes do sexo feminino comartérias de menor diâmetro este acessopoderia ser tecnicamentemais difícil.

Este trabalho prospectivo, randomizado e multicêntricocomparou ambos acessosno  contexto de angioplastia coronária em pacientes do sexo feminino. Foram randomizadas 1787 pacientes (893 no grupo radial y 894 no grupo femoral). Não foram observadas diferenças nas características basais de ambas populações com aproximadamente um 40% de diabéticas.

O estudo não mostrou diferenças no que se refere a complicações hemorrágicas (1,2% radial vs 2,9% femoral, p=0.12), duração do procedimento oucomplicações cardiovasculares a 30 dias. Observou-se sim, um maior cruzamento no grupo randomizado a acesso radial.

Este estudo,se bem que não mostrou resultados positivos em favor doacesso radial também nãoacrescentou um maior risco, e se umatendência em favor de menos complicações vasculares como comentou a Dra. Roxana Mehran.

Descargar (PDF, Unknown)

Sunil V. Rao
2013-10-29

Título original: A Prospective, Registry-Based Randomized Trial of Radial Versus Femoral Vascular Access in Women Undergoing Diagnostic Cardiac Catheterization and PCI.

*

Top