PROTAVI-C: TAVI com proteção embólica

A substituição valvular aórtica percutânea (TAVI) é uma nova opção de tratamento para os pacientes inoperáveis ou com alto risco cirúrgico. Alguns estudos têm mostrado que a taxa de acidente vascular cerebral com TAVI poderia ser maior que o tratamento médico ou a substituição cirúrgica. A proteção embólica tem sido utilizada com sucesso para as carótidas, mas no contexto da TAVI não há muita informação.

O Embrella Embolic Deflector System foi desenhado para reduzir a quantidade de material embólico que poderia atingir as carótidas durante a TAVI. É necessário um acesso radial ou umeral direito 6 Fr para introduzir o dispositivo que tem forma oval e está feito de nitinol e poliuretano. Posiciona-se ao longo do cajado cobrindo o óstio do tronco braquiocefálico e a carótida esquerda.

Incluíram-se 54 pacientes (42 receberam o dispositivo e 12 foram controles) e foram avaliados os resultados clínicos (ACV y TIA), as neuro imagens (Doppler transcraniano ressonância magnética) e critérios clínicos de status cognitivo. O dispositivo e a válvula foram implantados com sucesso em todos os pacientes. Em 7 dias observou-se uma morte, um AVC menor e dois sangramentos maiores. A ressonância mostrou novas lesões isquêmicas em 100% dos pacientes, porém, os resultados dos testes cognitivos não se alteraram pós-procedimento comparado com os basais. 

Conclusão: É possível utilizar o dispositivo Embrella durante a TAVI. O único AVC menor ocorreu aos 2 dias do procedimento, sem embargo, todos os pacientes mostraram novos defeitos isquêmicos na ressonância em territórios diferentes e múltiplos.

Descargar (PDF, Unknown)

J. Rodes Cabau
2013-05-22

Título original: Procedural and early neurological outcomes in the PROTAVI-C pilot study 

*

Top