RENAL DES: diminuição da reestenose em pacientes com insuficiência renal

A angioplastia coronária em pacientes com insuficiência renal está associada à maior ocorrência de eventos. Este estudo comparou a eficácia de prevenir a reestenose clínica ao utilizar um stent eluidor de everolimus vs um stent convencional, ambos implantados em um mesmo paciente com lesões em mais de um vaso e portador de insuficiência renal. O objetivo primário foi a revascularização do vaso alvo guiada por isquemia em 12 meses de seguimento. Foram randomizadas 510 lesões (215 pacientes randomizados por vaso).

43.8% dos pacientes eram diabéticos e 41.7% apresentavam doença de 3 vasos. A ocorrência do critério de avaliação primário foi significativamente menor nos vasos tratados com stent eluidor de everolimus (2.7% vs 11.4%, p<0.01) e foi independente do grau de insuficiência renal. Na análise multivariada os únicos indicadores independentes de eventos foram o stent convencional e o diâmetro do vaso. 

Conclusão: este estudo demonstra o benefício na prevenção da reestenose clínica utilizando DES de segunda geração em pacientes com insuficiência renal. Este efeito do stent farmacológico foi independente do grau de insuficiência renal.

Fabrizio Tomai, MD, FACC, FESC.
2013-05-23

Título original: Randomised comparison of Xience and Multi-link Vision coronary stentsin the same multivessel patient with chronic kidney disease (renal-DES) study. 

 

*

Top