Tratamento da reestenose intrastent farmacológico com balão farmacológico

O ISAR-DESIRE 3 não mostrou que o balão eluidor de paclitaxel pode ser útil para tratar a reestenose de um stent eluidor de sirolimus. Este estudo testa a segurança e eficácia do balão eluidor de paclitaxel vs o stent eluidor de paclitaxel na reestenose intrastent farmacológico. Incluíram-se 220 pacientes com reestenose intrastent de um stent farmacológico, randomizados 1:1 a receber balão eluidor de paclitaxel ou stent eluidor de paclitaxel. Foi realizado seguimento clínico por um ano. Observou-se um diâmetro luminal mínimo maior nos pacientes que receberam stent (2.39 ± 0.37 mm vs 2.56 ± 0.44 mm; p=0.002), porém esta diferença não resultou em eventos no seguimento. 

Conclusão: este estudo mostra que o tratamento da reestenose intrastent farmacológico pode ser realizada com balão eluidor de paclitaxel, com resultado similar em termos de segurança e eficácia ao stent liberador de paclitaxel.

Descargar (PDF, Unknown)

Run-lin Gao
2013-05-23

Título original: A prospective, multicentre, randomised trial of paclitaxel-eluting balloon versus paclitazel-eluting stent for treatment of DES in-stent restenosis: 9-months angiographic and clinical results. 

*

Top