PARTNER 2: Edwards SAPIEN XT ainda melhor. Resultados do PARTNER 2, cohort B.

No estudo PARTNER I, os pacientes com estenose aórtica severa inoperáveis tratados com a prótese valvular aórtica SAPIEN balão extensível mostraram redução da mortalidade em comparação com o tratamento padrão. Porém o dispositivo Edwards SAPIEN é associado a complicações peri-procedimento. A nova geração de próteses Edwards SAPIEN XT incorpora melhoras significativas no perfil do sistema de liberação que poderiam conduzir a melhores resultados clínicos. 

No estudo PARTNER II a intenção foi comparar os resultados e a segurança entre as duas próteses também em pacientes considerados inoperáveis. Randomizou 500 pacientes 1:1 a receber Edwards SAPIEN XT ou Edwards SAPIEN avaliando a mortalidade de todas as causas, acidente vascular e re-hospitalização. Os pacientes foram acompanhados durante um mínimo de 1 ano e foi avaliada a não inferioridade do tratamento.

Conclusões: Nos pacientes com sintomas significativos que não eram candidatos adequados para a cirurgia convencional a substituição percutânea resultou superior à terapia padrão com um benefício incremental 1-2 anos mantendo as mesmas taxas de mortalidade por todas as causas, mortalidade cardiovascular e re-hospitalização que o PARTNER I. A os 30 das, a incidência de morte e acidente cérebro vascular foi similar em ambos grupos (comparando as duas próteses utilizadas). O grupo em SAPIEN XT mostrou uma redução significativa nas complicações peri procedimento tais como perfuração, dissecção ou hematomas (p <0,04). A 1 ano, as taxas de mortalidade e de acidentes cerebrovasculares resultaram similares, mantendo a superioridade em relação às complicações peri procedimento. 

Panelistas:

David Holmes comentou sobre a melhora do perfil de paciente, que ainda que “inoperável” apresentaria uma melhor seleção, tendo em conta os conhecimentos atuais sobre o procedimento.

Martin Leon, outra vez comentou sobre os mais estritos critérios de seleção e a padronização dos procedimentos e uma maior atenção ao paciente depois da cirurgia também

Martin Leon
2013-03-12

Título original: A Randomized Evaluation of the SAPIEN XT Transcatheter Valve System in Patients with Aortic Stenosis who are not Candidates for Surgery: PARTNER 2, Cohort B Outcomes 

*

Top