STREAM: chegou a hora de revisar a angioplastia facilitada?

Não está claro até agora se a fibrinólise pré-hospitalar junto com angiografia precoce poderiam proporcionar um resultado clínico similar à intervenção coronária percutânea primária (PCI) para o infarto agudo de miocárdio (IAM ). Neste estudo foram incluídos 1892 pacientes que se apresentaram dentro das 3 horas de início dos sintomas e que não podiam someter-se a angioplastia primária dentro da 1° hora. Os pacientes foram aleatorizados a angioplastia primária o terapia fibrinolítica com tenecteplase (metade da dose em pacientes ≥ 75 anos de idade) além de enoxaparina e clopidogrel antes de seu transporte a um hospital capaz de realizar a angioplastia primária . A angioplastia foi realizada de emergência no caso de falha da fibrinólise, do contrario realizou-se angiografia 6 a 24 horas depois da aleatorização. O resultado primário foi um composto de morte, shock, insuficiência cardíaca congestiva ou re-infarto aos 30 dias. 

O resultado primário ocorreu em 116 de 939 pacientes (12,4%) do grupo fibrinólisis e em 135 de 943 pacientes (14,3%) do grupo angioplastia primária (risco relativo no grupo de fibrinólisis, 0,86, intervalo de confiança 95%, 0,68 a 1,09, P = 0,21). A angiografia de emergência foi necessária em 36,3% dos pacientes do grupo de fibrinólise, enquanto o resto dos pacientes foram sometidos a angiografia em uma média de 17 horas depois da aleatorização. As hemorragias intracranianas foram mais frequentes no grupo de fibrinólise primária que no grupo de angioplastia (1,0% versus 0,2%, p = 0,04, depois da mudança de protocolo, 0,5% vs 0,3%, P = 0,45). 

Em resumo, o estudo STREAM mostrou que a fibrinólise pré-hospitalar com angiografia coronária precoce quando for necessário, é eficaz em pacientes IAM que não podiam someter-se a angioplastia primária dentro de 1 hora depois do primeiro contato médico. Porém, a fibrinólise foi associada com um risco ligeiramente maior de hemorragia intracraniana

Ler artigo

Descargar (PDF, Unknown)

Frans Van de Worf
2013-03-12

Título original: The STREAM Trial: Fibrinolysis or Primary PCI in ST-Segment Elevation Myocardial Infarction.

*

Top