MASS COMM: As angioplastias eletivas podem ser realizadas em hospitais com ou sem suporte cirúrgico de urgência

É cada vez mais frequente a realização de angioplastias eletivas em hospitais que não dispõem de equipe de cirurgia cardíaca. A ocorrência da necessidade de cirurgia de emergência varia de 0,1 a 0,4% em idade contemporânea. Há um debate em andamento sobre a política de saúde sobre se deveria ser realizada angioplastia coronariana eletiva nos hospitais sem cirurgia cardíaca.

O objetivo principal do MASS COMM foi comparar a segurança e os resultados em longo prazo entre os hospitais da comunidade com a cirurgia cardíaca e hospitais sem cirurgia cardíaca em pacientes com cardiopatia isquêmica tratados com intervenção coronariana eletiva percutânea.

MASS COMM foi um estudo prospectivo, multicêntrico e randomizado que não encontrou diferenças em 30 dias nas angioplastias eletivas realizadas nos hospitais, com ou sem o apoio da cirurgia cardíaca. Os pacientes tratados não mostraram taxas diferentes (MACE). Até 12 meses de acompanhamento não houve diferenças na mortalidade por todas as causas, revascularização repetida e acidente vascular cerebral

Ler artigo

Descargar (PDF, Unknown)

Alice Jacobs
2013-03-11

Título original: A Randomized Trial to Compare Percutaneous Coronary Intervention between Massachusetts Hospitals With Cardiac Surgery On-Site and Community Hospitals Without Cardiac Surgery On-Site ( MASS COMM ).

*

Top