ASTRONAUT: Alisquireno não pôde demonstrar benefícios nos pacientes com insuficiência cardíaca aguda

As hospitalizações por insuficiência cardíaca (IC) representam um importante problema de saúde, com altas taxas de princípios de reinternação após a alta e a morte. O objetivo desse estudo foi pesquisar se o alisquireno (um inibidor direto da renina), somado à terapia padrão, pode reduzir a taxa de morte cardiovascular ou reospitalização nos pacientes com IC.

O estudo foi duplo cego, controlado com placebo, no qual os pacientes hemodinâmica estáveis com IC foram randomizados aproximadamente cinco dias depois da admissão. Os pacientes viáveis apresentavam fração de ejeção (FE) de 40% ou menos, haviam elevado os peptídeo natriurético ([BNP] ≥ 400 pg / ml ou N-terminal pro-BNP [NT-proBNP] ≥ 1600 pg / ml) e apresentavam sinais e sintomas de congestão. Os pacientes foram recrutados em 316 locais através da América do Norte e da América do Sul, Europa e Ásia, entre maio de 2009 e dezembro de 2011. O período de acompanhamento terminou em julho de 2012. Todos os pacientes receberam 150 mg de intervenção (até 300 mg segundo a tolerância) de alisquireno por dia ou placebo, além do tratamento padrão. O fármaco em estudo foi continuado após a alta durante uma média de 11,3 meses. 

No total, o estudo ASTRONAUT, incluiu 1.639 pacientes que foram atribuídos aleatoriamente. Em 12 meses, as taxas de eventos foram 35,0% para o grupo de alisquireno (126 mortes CV, reinternações HF 212) e 37,3% para o grupo placebo (137 CV, 224 mortes reinternações IC, RH, 0, 93, 95% CI, 0,79 a 1,09; P = 0,36). As taxas de hiperpotassemia, hipotensão e insuficiência renal foram mais altas no grupo de alisquireno em comparação com o grupo placebo. 

O estudo encontrou que entre os pacientes hospitalizados por insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida, a indicação de alisquireno quando somada à terapia padrão da IC não reduziu a mortalidade cardiovascular ou reinternação por insuficiência cardíaca, já seja 6 ou 12 meses após a alta.

Descargar (PDF, Unknown)

Mihai Gheorghiade
2013-03-11

Título original: The ASTRONAUT Study: Aliskiren Trial On Acute Heart Failure Outcomes. 

*

Top