PURE: Estudo demonstra diferenças na prevalência de fatores de risco cardiovascular e sugere intervenção individualizada em países de diferentes níveis sócio-econômicos.

Introdução: Hábitos de vida são responsáveis por 50-60% do impacto no risco de doença cardiovascular (CVD). Contudo, não há dados robustos em termos da prevalência dos diferentes hábitos em populações rurais e urbanas de diferentes classes econômicas.

Métodos e Resultados: O presente estudo avaliou 154.000 pacientes de diferentes países e níveis econômico-sociais. Tabaco, atividade fisica e nutrição foram reportados na apresentação de hoje. O consumo de carne, produtos industrializados e gordura saturada se mostrou mais elevado em países mais ricos em comparação aos pobres, enquanto que o consumo de carboidratos é aumentado nestes últimos. Os países mais pobres demonstraram mais atividade física, sobretudo devido à maiores taxas de atividade física não recreacional, enquanto que a atividade física de caráter recreacional foi mais frequente nos países ricos. Os homens de países ricos deixaram de fumar mais frequentemente em comparação àqueles de países mais pobres.

Conclusões e Comentários: Mais um estudo elegante e robusto conduzido pelo grupo do professor Salim Yusuf. Importantes diferenças ressaltadas entre os diferentes países incluídos (e suas respectivas características sócio-economicas) são importantes para que as políticas de intervenção sejam individualizadas, promovendo, por exemplo, redução de ingestão de gorduras saturadas nos países mais ricos, bem como aumentando o acesso à  alimentação de qualidade, mais rica em proteínas, além de estimular a cessação do tabagismo nos países mais pobres.

Descargar (PDF, Unknown)

Salim Yusuf
2012-08-25

Título original: Patterns of risk factor prevalence for CVD globally by urbanization, gender, and economic status of countries and individuals: The Prospective Urban Rural Epidemiologic (PURE) Study of 153,996 people from 628 communities in 17 countries

*

Top