PROTECT: Comparação entre Stents eluidores de Sirolimus e Zotarolimus para ocorrência de Trombose.

Fundamentos: Os stents eluidores de sirolimus e zotarolimus possuem respostas vasculares distintas com potenciais diferenças para desfechos de segurança.

Métodos e Resultados: Estudo randomizado com critérios de inclusão amplos desenhado para avaliar superioridade do stent eluidor de zotarolimus versus eluidor de sirolimus para ocorrência de trombose. Foram incluídos pacientes com IAM com supradesnível de ST, doença multiarterial e intervenções complexas. Um total de 4357 indivíduos foram tratados com zotarolimus e 4352 com sirolimus. Aspirina foi prescrita indefinidamente e tienopiridínicos por um período mínimo de 3 meses prolongando-se por tempo definido por critério do médico assistente. O número de stents implantados e sucesso do implante foi mais elevado com o stent liberador de zotarolimus. A pré-dilatação foi mais freqüente com o liberador de sirolimus. Após três anos de seguimento a ocorrência de trombose de stent definitiva/provável não foi significativamente distinta entre o sirolimus e zotarolimus (1,4% vs. 1,8%; respectivamente). Os fenômenos trombóticos tiveram comportamentos temporais distintos: freqüência semelhante nos primeiros 30 dias, maior no grupo zotarolimus entre o primeiro e décimo segundo mês e maior no grupo sirolimus entre o primeiro e terceiro anos.

A ocorrência de trombose definitiva foi mais baixa para zotarolimus (0,7 vs. 1,2%; P=0,03) enquanto que as taxas de revascularização da lesão alvo foram menores com o stent eluidor de sirolimus (3,5 vs. 5,6%; P<0,001).

Comentários: Trata-se do primeiro estudo randomizado com poder estatístico para comparar a ocorrência de trombose entre stents. Alguns fatores podem ter influenciado o fato de o estudo ter sido negativo. A porcentagem de pacientes que perderam seguimento foi um pouco acima do esperado e poderia influenciar nos resultados. Notou-se uma mudança na técnica das intervenções coronárias percutâneas como maior freqüência de pós-dilatações com balões não complacentes e realização de tromboaspirações. Houve elevada aderência à terapia antiplaquetária dupla que pode ter sido influenciada pela seleção da população incluída.

W. Wijns
2012-08-26

Título original: PROTECT Trial: Primary Results from PROTECT: the Patient Related Outcomes with Endeavor versus Cypher Stenting Trial. Stents

*

Top