FAST MI: Aumenta proporção de mulheres jovens, obesas e fumantes entre pacientes com IAM com supra de ST na França..

Introdução: A terapia de reperfusão desempenhou papel fundamental na redução de mortalidade do IAM com supra de ST. Traçar o perfil dos pacientes e terapias neste cenário pode auxiliar na prevenção e otimização de tais resultados.

Métodos e Resultados: Trata-se de uma combinação de resultados de diferentes retistros de IAM franceses conduzidos entre 1995 e 2010, totalizando a inclusão de 6707 pacientes. O objetivo principal do estudo foi avaliar a redução de mortalidade aos 30 dias. Houve redução progressiva do tempo entre o início da dor e o primeiro contato contato médico, bem como redução progressiva na média de idades dos pacientes, influenciada sobretudo pelo aumento importante na proporção de pacientes mais jovens, particularmente mulheres menores de 60 anos (de 11,8% para 25,5%). As taxas de tabagismo (37,3% para 73,1%) e obesidade (17,6% para 27,1%) também aumentaram substancialmente, o mesmo ocorrendo com a terapia de reperfusão (49,4% para 74,7%) e uso precoce de medicações como estatinas e heparina de baixo peso molecular. A redução de mortalidade observada comparando-se 1995 a 2010 foi da ordem de 61% (p<0,001).

Conclusões e Comentários: Estudo importante que traça perfil dos pacientes tratados para IAM na França. Tais resultados podem facilitar políticas de prevenção e tratamento, principalmente direcionadas ao subgrupo de mulheres jovens, promovendo políticas de redução de tabagismo, educação alimentar e atividade física com o intuito de reduzir as taxas de obesidade. Os resultados apresentados devem ser interpretados com a devida cautela, já que não refletem a realidade brasileira.

Descargar (PDF, Unknown)

Nicolas Danchin
2012-08-26

Título original: Association of Changes in Clinical Characteristics and Management With Improvement in Survival Among Patients With ST-Elevation Myocardial Infarction

*

Top