ACCESS-EUROPE: Resultados de 1 ano do tratamento percutâneo da insuficiência mitral.

Fundamentos: A insuficiência mitral é uma valvopatia freqüente que cursa com elevado risco cirúrgico em considerável parcela dos pacientes acometidos. Este estudo procurou avaliar os desfechos de 1 ano dos pacientes tratados com MitraClip para tratamento percutâneo da insuficiência mitral significativa.

Métodos e Resultados: Este registro incluiu 567 pacientes tratados com MitraClip em 14 centros da Europa e buscou avaliar a segurança do procedimento e ocorrência de eventos no primeiro ano de seguimento.

A idade média dos pacientes foi de 74 anos, com EuroScore logístico médio de 24% onde 85% dos indivíduos apresentavam insuficiência cardíaca classe III/IV e 98% possuíam regurgitação mitral ≤ 3+. O dispositivo foi implantado em 99,6% dos participantes com duração média de internação de 6 dias. A mortalidade foi de 2% no período hospitalar e 3,4% em 30 dias. Neste curto prazo, infarto agudo do miocárdio ocorreu em 0,7%, tamponamento cardíaco em 1,1% e complicações hemorrágicas em 3,9%. Neste período a classificação pelo EuroScore não teve impacto no prognóstico dos pacientes. Ao fim de 12 meses, a sobrevida foi de 81,8%, sendo mais acentuada naqueles indivíduos com EuroScore maior do que 20% (76,3% vs. 86,4%; P<0,05). O tratamento percutâneo promoveu redução significativa no grau de insuficiência mitral onde 79% dos pacientes passaram para menor ou igual a grau 2 ao fim de 1 ano. Este tratamento também propiciou melhora significativa na sintomatologia da insuficiência cardíaca com 72% passando para classe funcional I/II (NYHA), melhora na qualidade de vida e da distância percorrida no teste de caminhada de 6 minutos.

Comentários: O tratamento percutâneo da insuficiência mitral apresentou benefícios clínicos significativos em uma população com insuficiência mitral grave em um contexto de mundo real. A mortalidade ao fim de 1 ano de seguimento parece ser compatível com a população tratada que envolveu indivíduos com marcadores de maior gravidade do que aqueles incluídos no estudo EVEREST II. A próxima pergunta a ser respondida em estudos futuros é uma comparação randomizada do tratamento clínico otimizado com e sem o MitraClip para insuficiência mitral grave.

Descargar (PDF, Unknown)

W. Schillinger
2012-08-26

Título original: ACCESS-EUROPE: An Observational Study of the MitraClip® System in Europe

*

Top