PRAGUE-12: Ablação atrial cirúrgica mostra-se eficaz e segura ao final de 1 ano de seguimento.

Métodos e Resultados: Estudo prospectivo, multicêntrico, que incluiu 224 pacientes com FA programados para cirurgia de revascularização do miocárdio ou cirurgia valvar, randomizados para realização ou não de ablação atrial cirúrgica (MAZE). O desfecho primário avaliado foi a determinação de ritmo sinusal ao holter 1 ano após MAZE (97% dos procedimentos foram realizados pelo crio-método), sendo 60,2% vs. 35,5%, respectivamente para o grupo MAZE vs. não intervenção, p=0,002. À análise de subgrupos determinou-se que o maior benefício ocorreu nos pacientes com FA persistente de longa duração. Não foi demonstrado aumento nas taxas de complicações peri-operatórias, nem tampouco diferenças em complicações clínicas ao final do seguimento. A fração de ejeção e a classe funcional não foram impactadas pela intervenção realizada.

Conclusões e Comentários: Trata-se do maior estudo randomizado avaliando a ablação cirúrgica da FA com poucos critérios de exclusão, o que aumenta a reproducibilidade de seus achados em diferentes cenários. Além disso, efeitos deletérios outrora reportados do procedimento em estudo não foram demonstrados na presente análise. Os investigadores ressaltaram que pretendem seguir os pacientes por período de 5 anos com o intuito de determinar o real impacto da intervenção investigada na manutenção do ritmo sinusal a longo prazo.

Descargar (PDF, Unknown)

Petr Widimsky
2012-08-27

Título original: PRAGUE-12: Randomized open multicenter study comparing cardiac surgery with MAZE versus cardiac surgery without MAZE in patients with coronary and/or valvular heart disease and with atrial fibrillation

*

Top