WOEST: Randomized trial that compared dual therapy versus triple therapy on anticoagulated patients.

Fundamentos: Aproximadamente 30% dos pacientes com fibrilação atrial têm associação de doença arterial coronária. As diretrizes vigentes recomendam a prescrição de AAS, clopidogrel e cumarínico após intervenção coronária percutânea (ICP), mas existe considerável risco de complicações hemorrágicas.

Métodos e Resultados: Estudo multicêntrico internacional que randomizou 573 pacientes. Os pacientes deveriam ter indicação para anticoagulação de pelo menos 1 ano associada a indicação de intervenção coronária percutânea. Os participantes foram randomizados para receber Clopidogrel + Cumarínico versus AAS + Clopidogrel + Cumarínico. O desfecho primário foi a ocorrência de qualquer sangramento pela classificação de TIMI. Dos indivíduos incluídos, a idade média foi de aproximadamente 70 anos, com 70% de hipertensos, 70% de dislipidêmicos e 10% com associação de prótese valvar mecânica. Ao fim do primeiro ano houve redução significativa para ocorrência do desfecho primário em favor da terapia dupla (19,5% vs. 44,9%; P<0,001) com NNT de 4. Esta diferença se deu principalmente pela redução de sangramentos menores. A ocorrência do desfecho secundário composto por óbito global, AVC, infarto, trombose de stent e revascularização do vaso alvo foi menor com a terapia dupla (11,3% vs. 17,7% ; P=0,025) principalmente pela maior mortalidade global no grupo de terapia tripla.

Comentários: Estudo de grande relevância por ser o primeiro  a procurar documentar um regime randomizado ótimo para pacientes anticoagulados tratados com stent. Uma das limitações foi a não descrição comparativa dos índices terapêuticos de INR entre os grupos. Foi também observada uma divergência precoce das curvas de sangramento, que pode ter sido relacionada a sangramentos periprocedimento. No entanto, este estudo demonstra ser razoável a precrição de clopidogrel e cumarínico após ICP em pacientes com fibrilação atrial.

Descargar (PDF, Unknown)

Willem Dewilde
2012-08-27

Título original: WOEST: First randomised trial that compares two different regimens with and without aspirin in patients on oral anticoagulant therapy (OAC) undergoing coronary stent placement (PCI)

*

Top