COMFORTABLE AMI: Estudo randomizado que compara um stent recoberto com biolimus com polímero biodegradável (Biomatrix) em contraste com um stent não recoberto (Gazelle) em pacientes com Infarto agudo do miocárdio (IAM) com supradesnivelamento do segme

Estudo randomizado (n=1161 pacientes em 16 centros) que compara um stent recoberto com biolimus com polímero biodegradável (Biomatrix) em contraste com um stent não recoberto (Gazelle) em pacientes com Infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST.

Embora não haja dúvida quanto à eficácia dos SF de primeira geração para a redução da taxa de reintervenções em comparação com os stents não farmacológicos, há controvérsia quanto à sua segurança no contexto do Infarto agudo do miocárdio, especialmente devido à ocorrência de eventos como trombose e IAM muito tardios (Kalesan B, EHJ 2012; De Luca et al, Arch Int. Med. 2012).

A análise do estudo LEADERS que comparou o stent Biomatrix com o stent Cypher mostrou alguma superioridade do Biomatrix após quatro anos de acompanhamento. Uma análise de subgrupo mostrou beneficio do Biomatrix particularmente em pacientes com IAM. Essas descobertas levaram à hipótese de que, no contexto do IAM, a utilização do Biomatrix é superior à dos SF de primeira geração e provavelmente superior aos stents convencionais, devido ao seu efeito antiproliferativo. 

Este estudo (n=1161) foi duplo-cego e pesquisou a superioridade do SF Biomatrix em contraste com o mesmo polímero desprovido de drogas antiproliferativos. O desfecho primário combinado (morte cardíaca, IAM e revascularização da lesão tratada) foi significativamente menor no grupo Biomatrix (8,7 contra 4,3%, p=0,004), sendo o benefício devido a uma redução na taxa de reintervenção da lesão tratada e da taxa de reinfarto do vaso tratado (ambos p<0,05).

Este estudo demonstrou a superioridade do implante de um SF com polímero degradável em contraste com um stent convencional. Segundo o Dr. Jumbo Ge (Shanghai Institute, Xangai, China), “estes resultados são incisivos e mudam a prática médica. A questão agora é saber se o benefício decorre do uso de uma droga lipofílica como o Biolimus, do uso de um polímero degradável ou de ambos. Futuros estudos que comparem o uso de polímeros degradáveis e permanentes, mas usando a mesma droga, provavelmente esclarecerão esta dúvida

Descargar (PDF, Unknown)

Lorenz Räber
2012-05-15

*

Top