LAPLACE 2: Evolocumab efetivo na redução do LDL associado a estatinas

Existem muitos pacientes que não atingem os níveis recomendados de colesterol LDL a pesar de doses máximas toleradas de estatinas. O Evolocumabé um anticorpo monoclonal que inibe à proteína convertedora de subtilisina/kexin tipo 9 (PCSK9) que mostrou reduzir o colesterol LDL em estudos de fase 2.

O objetivo deste estudo em fase 3 foi avaliar a segurança e eficácia da administração subcutânea de Evolocumab por 12 semanas em combinação com estatinas em pacientes com hipercolesterolemia ou dislipidemia mistae também comparar sua eficácia com oezetimibe.

Foram incluídos 1896 pacientes randomizados a receber a droga em estudo uma vez ao mês ou cada quinze dias controlados com um grupo placebo e um grupo ezetimibe, sendo observada uma redução de entre  63 e 75% com o Evolocumabem relação com o placebo. O ezetimibe produziu uma redução de entre 19 e 32% comparado com o placebo.

Conclusão

O Evolocumab reduz significativamente o LDL em 10-12 semanas associadocom uma estatina. Os dois esquemas posológicos foram clinicamente equivalentes e não houve diferenças no perfil de segurança etolerância entre os grupos de tratamento.

Descargar (PDF, Unknown)

Jennifer G Robinson
2014-03-31

Título original: The Low-density Lipoprotein Cholesterol Assessment With PCSK9 Monoclonal Antibody Inhibition Combined With Statin Therapy – 2 Trial: A Phase 3, Double-blind, Randomized, Placebo and Ezetimibe Controlled, Multicenter Study to Evaluate Safety, Tolerability and Efficacy of Evolocumab (AMG 145) in Combination With Statin Therapy in Subjects With Primary Hypercholesterolemia and Mixed Dyslipidemia (LAPLACE-2 Trial).

*

Top