EuroPCR 2022 | A denervação renal aumenta o tempo a longo prazo no intervalo objetivo de pressão arterial em comparação com o controle simulado

A maioria dos pacientes hipertensos não alcançam os objetivos de pressão arterial (TA) recomendados apesar do tratamento médico estabelecido. Independentemente da medicação anti-hipertensiva utilizada, os pacientes que foram submetidos a tratamento com denervação renal com radiofrequência (DRR) alcançaram uma redução das cifras de TA de maneira significativa e com impacto clínico relevante.

EuroPCR 2022 | Cambios en el daño cardíaco luego del reemplazo valvular aórtico por cirugía

Um dos desfechos analisados em patologias crônicas como a HTA e a diabetes é o tempo no intervalo terapêutico (TTR). No contexto de HTA, essa medida demonstrou ser um preditor independente de eventos cardiovasculares. 

Os objetivos deste trabalho foram demonstrar os desfechos em 3 anos do estudo randomizado, sham-controlled, SPYRAL HTN-ON MED, avaliando o TTR (TA em consultório/ambulatorial 140 mmHg) entre pacientes submetidos a DDR em comparação com um sham control, em um seguimento de três anos. 

Oitenta pacientes com uma média de idade de 53,9 anos foram randomizados. A maioria deles eram homens (87%) com uma média de pressão arterial sistólica (TAS) em 24 horas de 152 ±7 mmHg, com uma aderência à medicação no grupo SHAM de 93%. 

Em estudos prévios evidenciou-se que nos pacientes submetidos a DRR os valores de TAS diminuíram de maneira significativa em 24 horas (Δ -10,0 mmHg; p = 0,04). Neste trabalho evidenciou-se um maior TTR com TA de consultório e ambulatorial (valor < 140 mmHg) no início do estudo e posteriormente no seguimento de 6, 12, 24 e 36 meses (de maneira não significativa). 

Leia também: EuroPCR 2022 | ASTRO TAVI: devemos realizar neurointervenção no AVC pós-TAVI?

Ao analisar os valores de hipertensão observou-se menor taxa de hipertensão severa (≥ 180 mmHg) no ramo DRR (3% vs. 8,8%). Ao realizar a análise combinada de TAS em consultório 140 ou TAS ambulatorial 130 mmHg observou-se uma melhora na precisão do TTR de maneira significativa. 

Conclusões

Os pacientes submetidos a DRR apresentaram maior TTR de maneira significativa. Deveria ser analisada a posteriori a implicação clínica de um maior TTR por meio de DRR com a redução de eventos cardiovasculares. 

Dr. Omar Tupayachi

Dr. Omar Tupayachi.
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org.

Título Original: Renal Denervation Increases Long-term Time in Target Blood Pressure Range Compared with Sham Control (SPYRAL-HTN on-meds).

Fonte: Presentado por Kandzari, D. E. en EuroPCR 2022, París, Francia.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top